Aplicação e usos benéficos dos sedimentos de dregagem dos portos nas baías de Paranágua-PR e Babitonga-SC
Resumo
Resumo: A estabilidade e calmaria do interior de baías sempre atraíram os navegantes, a baixa influência das ondas e correntes marinhas confere às embarcações um porto seguro nos estuários. Em adição, as forças das marés mais atuantes, principalmente nas desembocaduras das baías, criam sulcos e canais naturais que facilitaram a passagem dos navios por séculos. Porém, obras de dragagens mais constantes e profundas são e se farão cada vez mais necessárias, com o avanço da construção naval, embarcações/calados maiores, somados a dinâmica e tendência natural de assoreamento do estuário, muitas vezes intensificado pelo uso e ocupação das bacias hidrográficas costeiras. O objetivo desta pesquisa é a caracterização destes sedimentos oriundos de dragagem, com avaliação das possibilidades de aproveitamentos destes materiais em áreas adjacentes às baías de Paranaguá e da Babitonga, nos estados do Paraná e Santa Catarina, respectivamente. Multimétodos de caracterização sedimentológica auxiliam o desenvolvimento da pesquisa, dos quais destacam-se análises físicas de microscopias ótica e eletrônica de varredura (MEV), granulometria por peneiramento e pipetagem, e análises químicas de espectroscopia de energia dispersiva (EDS) e espectrometria de massa (ICP-MS). Foram também levantados dados de volumes dragados, sedimentologia e dinâmica costeira, obtidos junto às administrações de portos que operam nas áreas de estudo. Os resultados das análises indicam níveis baixos de poluentes nos materiais dragados próximos às desembocaduras dos estuários, ou seja, nos deltas de marés onde a maior parte das areias são dragadas. Além disso, esses sedimentos dragados apresentam parâmetros, tais como tamanho e forma de grãos, grau de seleção, e composição geoquímica inorgânica e orgânica, semelhantes e compatíveis quando comparados aos sedimentos presentes em praias circundantes aos estuários. Adicionalmente, nota-se que os volumes de materiais movimentados são compatíveis com aqueles necessários às reposições de déficits nas praias, com forte potencial para uso em obras de recomposição ambiental, alimentação de praias, restauração de dunas e demais usos benéficos nas áreas litorâneas adjacentes. Por fim, concluiu-se na tese que o equilíbrio, cumprimento da lei e sustentabilidade da dragagem dependerá também, no futuro, de ações que visem a devolução de areias dragadas em deltas de maré para o sistema deposicional costeiro. Abstract: The stability and tranquility of the interior of bays have always attracted sailors. The low influence of waves and sea currents gives vessels a safe haven in the estuaries. In addition, the most active tidal force, especially at the inlets of the bays, creates grooves and natural channels that facilitated the passage of ships for centuries. However, with the advancement of shipbuilding, introducing larger vessels or drafts, added to the dynamics and natural tendency of silting up the estuary, more constant and deeper dredging works are and will be increasingly required. The objective of this research is to characterize these sediments from dredging, with an evaluation of the possibilities of using these materials in areas adjacent to the Paranaguá and Babitonga bays, in the states of Paraná and Santa Catarina, respectively. Multiple methods for sedimentological characterization were employed during the research, most important of which were the physical analyses of optical and scanning electron microscopies, granulometry by sieving and pipetting, and the chemical analyses through dispersive X-ray spectroscopy (EDS) and Inductively coupled plasma mass spectrometry (ICP-MS). Data on dredged volumes, sedimentology and coastal dynamics were collected and provided by administrations of ports operating in the study areas. The results of the analysis indicate the absence of pollutants in the dredged materials close to the estuaries' inlets, especially in the tidal deltas where most of the sands are dredged. In addition, these dredged sediments present parameters, such as grain size, textural and mineralogical maturity, inorganic and organic geochemical composition, similar and compatible with the sediments present on beaches surrounding the estuaries. Nevertheless, it is notable that the volumes of materials dislocated are compatible based on the replacement of deficits on the beaches, with strong potential for use in environmental enhancement works, such as beach and dunes nourishment restorations. The thesis conclusion is that sustainable, legal and balanced dredging will depend, in the future, on actions aimed at returning dredged sand in tidal deltas to the coastal depositional system.
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