Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVeiga, Claudimar Pereira da, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorArcaro, Ricardopt_BR
dc.contributor.otherVeiga, Cássia Rita Pereira dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisãopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-15T18:55:56Z
dc.date.available2022-02-15T18:55:56Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73298
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Claudimar Pereira da Veigapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. Cássia Rita Pereira da Veigapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 30/08/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 52-57pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os medicamentos genéricos foram instituídos em 1984 nos Estados Unidos. Desde então, muitos estudos foram realizados em vários países sobre a atitude e o comportamento do consumidor na compra de medicamentos genéricos. Compreender os fatores que podem influenciar a atitude e a intenção de compra neste segmento tem sido um desafio. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento da literatura sobre atitude e intenção de compra de medicamentos genéricos e captar insights que possam ajudar a definir e aprimorar estratégias para o uso desses produtos. Para identificar os artigos relacionados ao tema, selecionamos as bases de dados Web of Science, Science Direct, Scopus, Lilacs, Pubmed Central, Springer e Embase com limite temporal até junho de 2020, utilizando as palavras-chave "generic drug", "purchase intention" e "attitude". Os resultados indicam que o tema é relativamente novo, com publicações nos principais periódicos da área demonstrando sua importância. A análise revelou cinco insights e mostrou que o tema da pesquisa pode ser agrupado em três grupos: (i) atitude e comportamento do consumidor, (ii) perspectiva dos pacientes e profissionais de saúde e (iii) avaliação dos riscos associados aos medicamentos genéricos para determinar quais fatores podem influenciar a intenção de compra, proporcionando aos tomadores de decisão uma visão mais ampla no que diz respeito ao direcionamento das estratégias de políticas públicas em saúde.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Generic drugs were instituted in 1984 in the United States. Since that time, many studies have been conducted in several countries into consumer attitude and behavior when purchasing generic drugs. Understanding the factors that can influence attitude and purchasing intention in this segment has been a challenge. Thus, this paper aims to present a mapping of the literature on the attitude toward and intention to purchase generic drugs and capture insights that can help define and improve promotional strategies for the use of these products. To identify articles related to the theme, we selected the Web of Science, Science Direct, Scopus, Lilacs, Pubmed Central, Springer, and Embase databases time limited to June 2020, using the keywords "generic drug", "purchase intention", and "attitude". The results indicate that this topic is relatively new, with publications in the leading journals in the area demonstrating its importance. Analysis revealed five strategic insights and showed that the research theme could be grouped into three clusters: (i) consumer attitude and behavior, (ii) perspective of patients and health professionals, and (iii) assessment of the risks associated with generic medications to determine which factors can influence purchase intention, providing decision makers with a broader view with regard to directing public policy strategies in healthcare.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (57 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectMedicamentos genéricospt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCompraspt_BR
dc.subjectAdministração de Empresaspt_BR
dc.titleAtitude e intenção de compra de medicamentos genéricospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples