• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Mapeamento de competências necessárias aos gerentes de hoteis quatro estrelas em Curitiba e Região Metropolitana

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    MARCIA-ROSANGELA-ANACLETO.pdf (14.38Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Anacleto, Marcia Rosangela
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Pesquisa exploratória e descritiva sobre a identificação das competências e habilidades existentes e exercidas pelos gerentes atuantes na rede hoteleira classificada como quatro estrelas em Curitiba e Região Metropolitana. Ressalta as modalidades que necessitam de mais desenvolvimento por parte desses profissionais. O estudo buscou resgatar a importância dos dirigentes da rede hoteleira e mapear seus conhecimentos intangíveis que poderão servir de base para a construção de um modelo de gestão eficiente, e adaptado as necessidades da empresa. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de campo em que a abordagem foi qualitativa e a amostra por tipicidade. Apresenta uma fundamentação teórica com a história e evolução da hotelaria e turismo nas últimas décadas dos primórdios ate a modernização incluindo o sistema de classificação hoteleira. Apresenta as diversas definições do termo competências, identificação do gap (lacuna de competências) gerenciamento e gerenciamento hoteleiro. Foram aplicados treze questionários com questões fechadas e duas questões abertas contendo duas partes. A primeira objetivou a identificação das competências e habilidades já existentes e a segunda direcionada a verificar quais as competências e habilidades necessitam de desenvolvimento sob a ótica dos próprios gerentes. Os dados obtidos permitiram a visualização do perfil dos gerentes pesquisados, sendo que 4,4% acreditam que necessitam desenvolver algumas competências e habilidades e 39,2% consideram-se acima do esperado, ao mesmo tempo em que 58,8% dos pesquisados pontuaram que as competências e habilidades questionadas são essenciais aos gestores para o melhor exercício do cargo que ocupam.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73267
    Collections
    • Gestão da Informação [582]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV