Percepção da qualidade da informação em recursos da web : motivação e impactos nas atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo: Apresenta estudo voltado para investigação de critérios de qualidade da informação relacionados a seleção de recursos de informação da Web por professores e pesquisadores, para uso em suas atividades de ensino e pesquisa. Procura evidenciar as relações existentes entre tais critérios e os impactos e a motivação para o uso de tais recursos. A partir de uma investigação teórica identifica: os principais fatores que motivam o uso de fontes de informação da Internet; os conceitos relacionados a Internet e as tendências de exploração deste recurso no ensino e na pesquisa; os possíveis conceitos acerca da avaliação da qualidade da informação, e os impactos advindos do uso de novas tecnologias no espaço acadêmico. Realiza um levantamento junto aos professores e pesquisadores participantes Programa de inicialização Cientifica da Universidade Federal do Paraná, com base em instrumento de coleta de dados disponibilizado em meio eletrônico. O estudo identifica e categoriza as fontes de informação da Web utilizadas por professores e pesquisadores em suas atividades, destacando-se o potencial de uso de tais recursos no meio acadêmico. Verifica-se que os professores e pesquisadores estão motivados para a prática da disseminação e compartilhamento de informações, contribuindo para a agregação valor as praticas de ensino e pesquisa vigentes e para a composição de novas metodologias. Observa-se, a preocupação dos professores e pesquisadores com rigor científico, para a seleção e o uso de fontes de informação da Internet, e com os impactos advindos do uso destes recursos.
Collections
- Gestão da Informação [558]