Gamer, substantivo feminino : as expressões do net-ativismo de mulheres gamers em redes sociais digitais
Resumo
Resumo: Esta dissertação de mestrado trata das iniciativas de mulheres gamers, nas redes sociais digitais, para fomentar mais espaço e a representatividade feminina na indústria de games (também chamados de jogos digitais ou eletrônicos). A partir da análise de duas organizações formadas por mulheres, a Women Up Games e a Sakuras Esports, o trabalho tem o objetivo de compreender como o Net-ativismo pode viabilizar a discussão feminista neste lugar que, com frequência, inibe e exclui a participação feminina, seja em relação ao consumo, produção ou qualquer área relacionada aos games. Desta forma, primeiro foi realizado um levantamento sobre a indústria e o estudo de games no Brasil, a fim de entender o contexto deste cenário; em um segundo momento as organizações escolhidas foram investigadas por meio do mapeamento de suas estratégias comunicacionais nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter, nas quais foram identificadas expressões do ativismo de mulheres. Para embasar teoricamente a pesquisa, consideraram-se estudos sobre identidade e representação da mulher em games; Net-ativismo; e Ativismo de mulheres em rede. Como método de análise dos dados coletados, optou-se pela Análise de Conteúdo. Entre os resultados, constatou-se que há expressiva valorização da identidade feminina gamer; promoção de táticas de contra-ataque a situações de assédio, violência contra a mulher e silenciamento da participação feminina no cenário; e estímulo da interação e engajamento da comunidade, criando um espaço inclusivo para mulheres e outras minorias. Espera-se com esta pesquisa demonstrar que as iniciativas para a promoção da igualdade entre homens e mulheres extrapolam os limites deste nicho e, de fato, inspiram o debate sobre os papéis de gênero e a representatividade das mulheres em locais culturalmente atribuídos aos homens. Abstract: This master's thesis deals with the initiatives of women gamers, in digital social networks, to foster more space and female representation in the games industry (also called digital or electronic games). Based on the analysis of two organizations formed by women, Women Up Games and Sakuras Esports, the work aims to understand how net-activism can enable feminist discussion in this place, which often inhibits and excludes female participation, whether in relation to consumption, production or any area related to games. Thus, first a survey was carried out on the industry and the study of games in Brazil, in order to understand the context of this scenario; in a second moment, the chosen organizations were investigated by mapping their communication strategies on the social networks Facebook, Instagram and Twitter, in which expressions of women's activism were identified. To theoretically support the research, were considered studies on identity and representation of women in games; Net-activism; and Women's network activism. As a method of analyzing the data collected, we opted for Content Analysis. Among the results, it was found that there is an expressive appreciation of the female gamer identity; promotion of counterattack tactics in situations of harassment, violence against women and silencing of female participation in the scenario; and encouraging community interaction and engagement, creating an inclusive space for women and other minorities. This research is expected to demonstrate that initiatives to promote equality between men and women go beyond the limits of this niche and, in fact, inspire the debate on gender roles and the representation of women in places culturally attributed to men.
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