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dc.contributor.advisorPeters, Ana Paula, 1993-pt_BR
dc.contributor.authorSchepp, Simone Daniele, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-03T20:52:38Z
dc.date.available2022-05-03T20:52:38Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73117
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Ana Paula Peterspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 27/05/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 92-97pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa é um estudo de caso que teve por objetivo compreender como ocorre o processo de aprendizagem dos ritmistas da bateria Bafo dos Leões, da Escola de Samba Leões da Mocidade de Curitiba, Paraná. Como ferramentas para a coleta de dados empíricos, foram utilizadas a observação participante dos ensaios, festas e desfile do carnaval de 2020 e entrevistas parcialmente estruturadas com o mestre Sesóstris e cinco membros da bateria. Para descrever, analisar e identificar como essa Escola de Samba desenvolve a aprendizagem entre seus membros e criam suas próprias práticas musicais, a investigação recorreu à teoria social de aprendizagem em comunidades de prática desenvolvida por Wenger (1998). Na direção de demonstrar como a comunidade vivência a aprendizagem musical, a pesquisa traz como categorias de análise: sinais e gestos, onomatopéias solfejadas, coreografia, imitação e recursos de gravação. Ainda, com vistas a traçar uma narrativa do carnaval curitibano, foi realizada uma revisão de literatura acerca do tema para contextualização do cenário ao qual se encontra a Escola de Samba Leões da Mocidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Aprendizagem musical; Escola de samba; Comunidade de prática; Carnaval em Curitiba. This research is a case study that aims to understand the learning process of percussion players from the group Bafo dos Leões of Leões da Mocidade, from Curitiba, Paraná. For collecting empirical data, the methodology applied was the participant observation of the 2020 Carnival rehearsal, party and parade, and also semi-structured interviews with mestre Sesóstris and five percussion players. The aim was to describe, analyze and identify how this samba school develops learning among its members and creates their own musical practices inside Curitiba Carnival; the group will be associated to the Wenger's (1998) concept of communities of practice, which is the major idea of his social theory of learning. To demonstrate how the community experiences the musical learning, the research brings the following analysis categories: signs and gestures, onomatopoeias in solfège, choreography, imitation and recording. In addition, looking forward to build a narrative from Curitiba Carnival, a literature review about the topic was carried out to contextualize the scenario in which the samba school Leões da Mocidade is located.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunidades de práticapt_BR
dc.subjectEscolas de samba - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCarnaval - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAprendizagem em comunidade de prática: ritmistas da Escola de Samba Leões da Mocidade de Curitibapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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