dc.contributor.advisor | Bufrem, Leilah Santiago, 1942- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Moraes, Simone Cardoso de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T19:03:58Z | |
dc.date.available | 2024-02-16T19:03:58Z | |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/73112 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Leilah Santiago Bufrem | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Gestão da Informação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Analisa a participação dos alunos dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação no Movimento Estudantil (ME), com ênfase nos alunos da Universidade Federal do Paraná, tendo como pano de fundo o contexto do regime militar no Brasil. Discute o significado do ME, com o objetivo de analisar o que ele representa para os alunos de Biblioteconomia e de Gestão da Informação em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Realiza um levantamento sobre o histórico do Centro Acadêmico de Gestão da Informação e Biblioteconomia no contexto político do país. Analisa os resultados de uma pesquisa de campo para a qual aplica um questionário padrão a uma amostra de 112 estudantes para verificar o que esse movimento representa e qual a sua credibilidade para os mesmos. Descreve as características da política estudantil e sua prática, demonstrando uma representação positiva sobre o ME, assim como a crença dos estudantes no seu potencial diante das questões sociais e política do país. Os resultados indicam que o movimento representa para os estudantes a participação ativa na vida social (26%) e que a política estudantil representa a ação para modificar ou melhorar o meio onde se vive, tanto para os estudantes de outras instituições (38%), quanto para os da UFPR (51%) ou o estudo de alternativas para o desenvolvimento da sociedade, com o percentual de 48% para estudantes de outras instituições e de 34% para os da UFPR. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitarias | pt_BR |
dc.subject | Movimentos estudantis | pt_BR |
dc.title | O movimento estudantil na área de biblioteconomia e gestão da informação : reflexões e considerações dos alunos da UFPR e das outras instituições de ensino superior | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |