Entre planejar e alinhar : os desafios do alinhamento estratégico em organizações públicas brasileiras na visão de gestores públicos
Resumo
Resumo : Os desafios para o alinhamento estratégico na administração pública brasileira é tema do presente estudo. Perpassando os conceitos de estratégia, planejamento, planejamento estratégico e alinhamento estratégico são estabelecidas as bases conceituais para compreensão do tema estudado. Com concretização do problema de pesquisa "Quais os desafios e obstáculos para se alcançar o alinhamento estratégico nas organizações públicas?" buscou-se por meio de 8 entrevistas semiestruturadas com gestores públicos estabelecer os principais tópicos desafiadores para o alinhamento estratégico. Os gestores públicos estabeleceram como principais desafios: comunicação, capacidade de adaptação, recursos humanos, mão-de-obra qualificada, compromisso da alta gestão, descontinuidade administrativa, planejamento financeiro, cultura organizacional, tensão entre curto e longo prazo e gestão do conhecimento. Observou-se que os desafios de comunicação e gestão de conhecimento aparecem como novos obstáculos se comparados a estudos da mesma temática, em contrapartida, desafios ligados a pessoas, recursos humanos e mão-de-obra qualificada são desafios já estabelecidos em estudos e que ainda requerem atenção do setor público. Os gestores entrevistados apresentaram possíveis soluções para os desafios elencados ligados a legislação, controle por meio de indicadores e alinhamento de equipes e níveis organizacionais. Apesar da liberdade oferecida aos gestores durante as entrevistas, observou-se que os desafios apresentados foram homogêneos, alguns deles como comunicação e descontinuidade administrava foram unânimes nas entrevistas. Buscou-se evidenciar a contribuição da gestão informação neste processo de alinhamento, além de possíveis problemas informacionais. Os gestores elencaram a relevância da Gestão da Informação para democratizar a informação e oferecer subsídios para tomada de decisões estratégicas. Os problemas informacionais identificados pelos entrevistados foram a dificuldade dos servidores públicos de compreender sistemas informatizados e a falta de publicização da gestão da informação como elemento útil para o trabalho com planejamento estratégico. Concluiu-se gestão da informação é uma área estratégica para o alinhamento do planejamento estratégico e que o profissional de informação pode contribuir para que tal resultado seja eficiente no setor público.
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- Gestão da Informação [582]