Por entre as páginas de La Vie Parisienne : imagem, gênero e pornoerotismo (1918-1931)
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Pinheiro, Larissa Brum Leite Gusmão, 1989-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Na presente tese investigamos as construções de gênero nas imagens da revista ilustrada La Vie Parisienne entre 1918-1931, enfatizando a criação e a divulgação de novos tipos femininos que já vinham se desenvolvendo, de algum modo, desde o final do século XIX, como: as garçonnes, as lésbicas, as feministas e as cocottes. Por meio dessas imagens e de seus artistas, a grande maioria homem, também foi possível estabelecer como a masculinidade perpassava essas produções. Para tanto, partimos da história social da revista, traçando um panorama geral sobre ela, enfatizando os anos 1920 para compreendermos o contexto histórico da publicação, em que tradição se inseria, bem como quem eram seus produtores, a que público alvo era voltada e como ela era organizada internamente. A seguir, concentramo-nos nas análises dos tipos femininos representados nas imagens, percebendo as rupturas e manutenções nos papéis sociais associados tradicionalmente às mulheres burguesas. Tais imagens são pensadas a partir de uma tríplice abordagem. Primeiro, a da história da arte, tomada a partir de imagens elaboradas para circularem em revistas ilustradas e consumidas em massa, formas que, de um modo geral, são relegadas em relação às "artes tradicionais". Segundo, a de gênero enquanto categoria de análise. Por fim, mas não menos importante o pornoerotismo que perpassa essa produção, que está mais intimamente ligado à sexualidade. Nesse sentido, o estudo situa-se entre a história da arte, do gênero, do pornoerotismo e, assim, da sexualidade. Abstract: In this thesis, we investigate the constructions of gender in the images of the illustrated magazine La Vie Parisienne between 1918-1931. Since the end of the 19th century, we emphasize the creation and dissemination of new emerging female types, such as the garçonnes, the lesbians, the feminists, and the cocottes. Through these images and their artists, most of them men, we were able to establish how masculinity permeated these productions. We started by overviewing the revue's social history, emphasizing the 1920s to understand the historical context of the publication, in which tradition it was inserted, and who were its producers, which target audience the revue was aimed at and how it was organized internally. Next, we focus on analyzing the female types represented in the images, noting the disruptions and maintenance of social roles traditionally associated with bourgeois women. Such images are thought from a triple approach. First, that of art history, taken from images elaborated to circulate in illustrated magazines and for mass consumption, forms that, in general, are relegated concerning the "traditional arts". Second, that of gender as a category of analysis. Last but not least, the porno-eroticism that permeates this production, which is more closely linked to sexuality. In this sense, the study stands between the history of art, gender, porno-eroticism and, thus, sexuality.
Collections
- Teses [161]