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dc.contributor.advisorPortella, Kleber Frankept_BR
dc.contributor.otherKenny, Elaine Dalledonept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais - PIPEpt_BR
dc.creatorSica, Yuri Cleverthonpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T13:11:28Z
dc.date.available2024-12-12T13:11:28Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/7257
dc.descriptionOrientador: Kleber Franke Portellapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Elaine Dalledone Kennypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Engenharia e ciências de materiaispt_BR
dc.description.abstractResumo: Para a caracterização, classificação e mapeamento da corrosividade atmosférica de São Luís-MA, região costeira do norte do Brasil, foi desenvolvida umametodologia baseada na implantação de quinze estações para o estudo da corrosão atmosférica (ECA’s) abrangendo diferentes ambientes corrosivos. Nestas ECA’s foram monitorados, mensalmente, a taxa de deposição dos principais contaminantes atmosféricos (íons cloreto, expressos em Cl-; gases compostos de enxofre, expressos em SO2; e partículas sedimentáveis), bem como parâmetros meteorológicos, a fim de obter subsídios para a classificação da corrosividade atmosférica. Em quatro destasECA’s foram instalados além dos módulos de coleta de contaminantes, painéis de intemperismo natural com exposição de corpos-de-prova de materiais metálicos padrões (aço-carbono, aço galvanizado, alumínio e cobre) para mensurar a taxa decorrosão. Estes metais são os mais utilizados no setor de distribuição e transmissão de energia elétrica. Com base na classificação atmosférica foi elaborado um mapa parapromover a seleção dos materiais, segundo seu desempenho à corrosão em distintas regiões, buscando diminuir custos diretos e indiretos da corrosão pela extensão da sua vida-útil. Dos resultados da taxa de corrosão foram elaboradas funções dose-resposta para cada tipo de metal.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main purpose of this study was to develop a method to characterize and classify the atmospheric corrosivity of the city of São Luís – MA, located at the northcoast of Brazil, by establishing 15 atmospheric corrosion sites, ACS’s, in different environments. These sites were monitored on a monthly basis to determine the deposition rates of atmospheric contaminants such as chloride ions (Cl-), sulphurcontaining substances represented by (SO2) and sedimentable dust. These parameterswere correlated to meteorological data and both were used to classify the atmospheric corrosivity. At the same time, metallic samples such as low carbon steel, galvanized steel, aluminum and copper, which are commonly used in transmission and distribution power lines, were exposed to the environment in four out of the 15 sites in order to assess the environmental aggressiveness according to the corrosion rate ofthese materials. Based on the mapping results it was possible to determine which materials are more appropriate to be used in specific areas, which could result in the reduction of costs due to a span-life extension of such materials. And based on the corrosion rate it was possible to determine the dose-response function for the metallic samples.pt_BR
dc.format.extentxvii, 128f. : il. algumas color., mapas, grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCorrosão e anticorrosivospt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEngenharia de Materiais e Metalurgiapt_BR
dc.titleMapeamento da corrosividade atmosférica de São Luís - MA e a correlação das variáveis ambientais que influenciaram na degradação dos materiais metálicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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