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    Mapeamento da corrosividade atmosférica de São Luís - MA e a correlação das variáveis ambientais que influenciaram na degradação dos materiais metálicos

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    DISSERTAÇÃO FINAL.pdf (6.621Mb)
    Data
    2006
    Autor
    Sica, Yuri Cleverthon
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Para a caracterização, classificação e mapeamento da corrosividade atmosférica de São Luís-MA, região costeira do norte do Brasil, foi desenvolvida umametodologia baseada na implantação de quinze estações para o estudo da corrosão atmosférica (ECA’s) abrangendo diferentes ambientes corrosivos. Nestas ECA’s foram monitorados, mensalmente, a taxa de deposição dos principais contaminantes atmosféricos (íons cloreto, expressos em Cl-; gases compostos de enxofre, expressos em SO2; e partículas sedimentáveis), bem como parâmetros meteorológicos, a fim de obter subsídios para a classificação da corrosividade atmosférica. Em quatro destasECA’s foram instalados além dos módulos de coleta de contaminantes, painéis de intemperismo natural com exposição de corpos-de-prova de materiais metálicos padrões (aço-carbono, aço galvanizado, alumínio e cobre) para mensurar a taxa decorrosão. Estes metais são os mais utilizados no setor de distribuição e transmissão de energia elétrica. Com base na classificação atmosférica foi elaborado um mapa parapromover a seleção dos materiais, segundo seu desempenho à corrosão em distintas regiões, buscando diminuir custos diretos e indiretos da corrosão pela extensão da sua vida-útil. Dos resultados da taxa de corrosão foram elaboradas funções dose-resposta para cada tipo de metal.
     
    Abstract: The main purpose of this study was to develop a method to characterize and classify the atmospheric corrosivity of the city of São Luís – MA, located at the northcoast of Brazil, by establishing 15 atmospheric corrosion sites, ACS’s, in different environments. These sites were monitored on a monthly basis to determine the deposition rates of atmospheric contaminants such as chloride ions (Cl-), sulphurcontaining substances represented by (SO2) and sedimentable dust. These parameterswere correlated to meteorological data and both were used to classify the atmospheric corrosivity. At the same time, metallic samples such as low carbon steel, galvanized steel, aluminum and copper, which are commonly used in transmission and distribution power lines, were exposed to the environment in four out of the 15 sites in order to assess the environmental aggressiveness according to the corrosion rate ofthese materials. Based on the mapping results it was possible to determine which materials are more appropriate to be used in specific areas, which could result in the reduction of costs due to a span-life extension of such materials. And based on the corrosion rate it was possible to determine the dose-response function for the metallic samples.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/7257
    Collections
    • Teses & Dissertações [10541]

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