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dc.contributor.authorLira, Artur Oliari, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherLima, Myrian Del Vecchio de, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-10T12:21:44Z
dc.date.available2021-12-10T12:21:44Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72387
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Myrian Del Vecchio de Limapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes,Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 08/07/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A causa animal compreende diversas formas de ativismo e ganhou amplitude midiática, nos últimos anos, por meio da ocupação de vários espaços na Internet e suas redes sociais, no contexto de uma cultura digital que tem nos processos de comunicação um de seus pilares. Essa pesquisa de dissertação de mestrado busca compreender como se evidenciam as autorrepresentações dos advocates da causa animal no site de rede social Instagram, em específico um novo tipo de advocate - os influenciadores digitais -, considerando, ainda, as affordances da plataforma e com recorte em seis perfis de influencers e seus posts nesta rede. Ao se levar em conta as duas principais vertentes dos discursos produzidos por estes advocates da causa animal - moderados ou abolicionistas -, recorre-se a análise qualitativa do Modelo do Favo de Mel, para entender a relação das affordances do Instagram com a autorrepresentações dos influenciadores no interior destas vertentes. A seleção dos perfis foi feita pelo uso de ferramentas de busca digitais, consulta a sites especializados e coleta manual a partir de critérios de filtragem, palavras-chave e número de curtidas. Na sequência, as próprias affordances consideradas foram entendidas como categorias para operacionalizar vários aspectos interpretativos dos conteúdos examinados nos perfis dos influenciadores selecionados. Ao final, confirmamos a premissa de que, mesmo entre influenciadores da causa animal que pertencem à mesma vertente, há uma pluralidade de autorrepresentações, as affordances fazem parte da construção desse processo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: ABSTRACT The animal cause comprises several forms of activism and has gained media coverage in recent years through the occupation of various spaces on the Internet and its social networks, in the context of a digital culture that has communication processes as one of its pillars. This master's thesis research seeks to understand how the self-representations of animal advocates on the social networking site Instagram are evidenced, specifically a new type of advocate - digital influencers -, also considering the affordances of the platform and with clipping in six influencer profiles and their posts on this network. When taking into account the two main strands of the discourses produced by these advocates of the animal cause - moderates or abolitionists -, a qualitative analysis of the Honeycomb Model is used to understand the relationship of Instagram affordances with the self-representations of influencers inside these strands. The selection of profiles was made using digital search tools, consulting specialized websites and manual collection based on filtering criteria, keywords and number of likes. Subsequently, the affordances considered were understood as categories to operationalize various interpretative aspects of the contents examined in the profiles of the selected influencers. In the end, we confirm the premise that, even among influencers of the animal cause that belong to the same strand, there is a plurality of self-representations, the affordances are part of the construction of this process.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo [190 p.] : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleUma análise de autorrepresentações de influencers da causa animal em affordances no Instagrampt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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