PROCESSOS PROLIFERATIVOS NÃO NEOPLÁSICOS
Visualizar/ Abrir
Data
2021-10-26Autor
Figueiredo, Nathália Vanzella
Pissaia, Cristiane Andressa
Quadras, Isabella Christina Costa
Sauchuk, João Gabriel Gava
Lima, Heliton Gustavo de
Machado, Maria Ângela Naval
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este recurso educacional aberto (REA) foi confeccionado com o objetivo de facilitar o entendimento a respeito dos Processos Proliferativos Não Neoplásicos (PPNN), e despertar o interesse dos graduandos do curso de Odontologia a respeito do assunto. Durante a leitura do REA o acadêmico encontrará dicas, curiosidades, imagens clínicas e histopatológicas, conteúdo teórico e estudo dirigido sobre os PPNN da cavidade oral.
Os PPNN são um grupo de lesões comuns na boca, que possuem um crescimento tecidual exofítico de natureza inflamatória, e que não apresentam características histológicas neoplásicas.
As lesões em algumas semanas devido a sua natureza inflamatória podem ter um crescimento rápido e atingir grandes dimensões, motivo que leva o paciente a procurar o cirurgião-dentista. A própria denominação “processos proliferativos”, significa que as lesões possuem constituintes do tecido epitelial e/ou conjuntivo que irão proliferar e em resposta a um trauma contínuo e de baixa intensidade como o uso de próteses mal adaptadas, vício de morder a mucosa ou ainda em reposta a agentes irritantes locais, como o biofilme dental.
Além dos aspectos clínicos, as características histopatológicas são essenciais para estabelecer o diagnóstico diferencial entre esse grupo de lesões. Serão abordados neste REA as lesões mais frequentes na rotina clínica, incluindo as hiperplasias fibrosas, dentre elas a hiperplasia fibrosa focal, hiperplasia fibrosa inflamatória, hiperplasia papilar inflamatória, hiperplasia por câmara de sucção, hiperplasia do freio, pólipo fibroepitelial, granuloma piogênico, o granuloma periférico de células gigantes e o fibroma ossificante periférico. São lesões prevalentes, e que são apresentadas clinicamente por pápulas ou nódulos, e tratados na maioria dos casos com excisão cirúrgica.
O conhecimento dos aspectos clínicos e histopatológicos dos PPNN é fundamental para que os futuros cirurgiões dentistas realizem o diagnóstico diferencial com segurança.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: