Bateria de avaliação computadorizada de reconhecimentos de emoções (BACRE-I) e a utilização em escolares
Resumo
Resumo: As pesquisas sobre reconhecimento de emoções aumentaram nos últimos anos, através das expressões faciais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma bateria computadorizada denominada Bateria de Avaliação Computadorizada de Reconhecimentos de Emoções (BACRE-I) e a utilização em escolares de crianças de 8 a 12 anos. Alguns trabalhos relatam sobre ferramentas similares para avaliação do reconhecimento de emoções, mas com limitações quanto aos estímulos utilizados. A BACRE-I e composta por 6 fases de reconhecimento de emoções com diferentes tipos de estímulos, tendo em vista explorar de modo integral o reconhecimento de emoções e identificar a diferença entre as fases e também analisar o rastreamento ocular. Mediante o desenvolvimento da BACRE-I, notou-se a importância do trabalho multidisciplinar. Constatou-se contribuições da área da informática na avaliação automática dos processos de reconhecimento de expressões faciais e do rastreamento ocular, sob a hipótese de que alterações na exploração visual estejam relacionadas com o baixo desempenho no reconhecimento de expressões faciais. Neste contexto, nota-se a importância da inclusão de ferramentas para avaliação do reconhecimento de emoções em baterias de avaliação neuropsicológica, de modo a auxiliar no diagnostico diferencial entre diversos quadros, predizendo comportamento social e da funcionalidade, além de auxiliar para planejamento, avaliação da eficácia de tratamentos e planejamento de intervenções. Abstract: Research on emotion recognition has increased in recent years through facial expressions. This paper aims to present the development of a computerized battery called the Battery of Computerized Assessment of Emotion Recognition (BACRE-I) and its use in schoolchildren from 8 to 12 years old. Some works report about similar tools for emotion recognition assessment, but with limitations regarding the stimuli used. The BACRE-I is composed of 6 phases of emotion recognition with different types of stimuli, aiming to fully explore emotion recognition and identify the difference between the phases and also analyze eye tracking. Through the development of BACRE-I, the importance of multidisciplinary work was noted. The contributions of the computer science area in the automatic evaluation of facial expression recognition and eye tracking processes were verified, under the hypothesis that alterations in visual exploration are related to low performance in facial expression recognition. In this context, we note the importance of including tools for assessing emotion recognition in neuropsychological assessment batteries, to assist in the differential diagnosis among various conditions, predicting social behavior and functionality, in addition to assisting in planning, evaluating the effectiveness of treatments, and planning interventions.
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