A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda
Resumo
Resumo : A Biologia é considerada uma Ciência que se faz muito presente em nosso cotidiano, dedicando-se em estudar as mais variadas formas de vida, em que se refere ao funcionamento, comportamento e interações dos organismos existentes. No entanto, professores e alunos encontram algumas dificuldades em seu ensino e na sua aprendizagem. Um exemplo disso são os conteúdos que abrangem a Zoologia. Por se tratar de um assunto que possui muitos termos técnicos, por muitas vezes parte de sua contextualização encontra-se limitada apenas na memorização de nomes e de características. Além disso, professores se depararam com demasiados obstáculos para o ensino, como a falta de preparação, estrutura escolar, materiais disponíveis para aulas mais práticas. Com isso o método tradicional acaba sendo o mais utilizado, interferindo diretamente nos processos de aprendizagem. Entretanto, o uso de diversas ferramentas didáticas de ensino vem contribuindo para que essa perspectiva mude, promovendo ao professor novas oportunidades para inovação em sala de aula. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo propor uma Sequência Didática Interativa (SDI) como ferramenta didática de ensino para aulas de Biologia contemplando o conteúdo sobre o Filo Arthropoda, a fim de apresentála a professores Licenciados em Ciências Biológicas para a sua avaliação. A SDI foi desenvolvida e disponibilizada a professores via E-mail e WhatsApp e avaliada com o uso de um questionário construído através do Google Forms. A SDI apresentada delimitou-se em quatro etapas, sendo propostas algumas atividades interativas para sua aplicação. Para isto, inicialmente foi indicado um questionário inicial, tendo em vista reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos e, em seguida, foram atribuídas aulas expositivas dialogadas como aporte referencial. Logo sugeriu-se a aplicação da SDI, tendo em vista analisar como a ferramenta pode potencializar o ensino sobre o Filo Arthropoda. Por fim, foi proposto ainda a aplicação de um questionário avaliativo contendo questões sobre o conteúdo e sobre a SDI trabalhada. A partir da análise dos dados, podese concluir uma boa aderência da proposta de ensino apresentada por parte dos professores, entendendo-se que a SDI se faz ser um excelente contributo para o ensino do Filo Arthropoda, bem como para outros conteúdos presentes no ensino de Biologia. Assim, podendo ser aplicada em aulas visando uma aprendizagem significativa dos alunos.
Collections
- Licenciatura [83]