• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC_LETICIA_MENDES_LOPES.pdf (1.824Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Lopes, Letícia Mendes, 1997-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A Biologia é considerada uma Ciência que se faz muito presente em nosso cotidiano, dedicando-se em estudar as mais variadas formas de vida, em que se refere ao funcionamento, comportamento e interações dos organismos existentes. No entanto, professores e alunos encontram algumas dificuldades em seu ensino e na sua aprendizagem. Um exemplo disso são os conteúdos que abrangem a Zoologia. Por se tratar de um assunto que possui muitos termos técnicos, por muitas vezes parte de sua contextualização encontra-se limitada apenas na memorização de nomes e de características. Além disso, professores se depararam com demasiados obstáculos para o ensino, como a falta de preparação, estrutura escolar, materiais disponíveis para aulas mais práticas. Com isso o método tradicional acaba sendo o mais utilizado, interferindo diretamente nos processos de aprendizagem. Entretanto, o uso de diversas ferramentas didáticas de ensino vem contribuindo para que essa perspectiva mude, promovendo ao professor novas oportunidades para inovação em sala de aula. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo propor uma Sequência Didática Interativa (SDI) como ferramenta didática de ensino para aulas de Biologia contemplando o conteúdo sobre o Filo Arthropoda, a fim de apresentála a professores Licenciados em Ciências Biológicas para a sua avaliação. A SDI foi desenvolvida e disponibilizada a professores via E-mail e WhatsApp e avaliada com o uso de um questionário construído através do Google Forms. A SDI apresentada delimitou-se em quatro etapas, sendo propostas algumas atividades interativas para sua aplicação. Para isto, inicialmente foi indicado um questionário inicial, tendo em vista reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos e, em seguida, foram atribuídas aulas expositivas dialogadas como aporte referencial. Logo sugeriu-se a aplicação da SDI, tendo em vista analisar como a ferramenta pode potencializar o ensino sobre o Filo Arthropoda. Por fim, foi proposto ainda a aplicação de um questionário avaliativo contendo questões sobre o conteúdo e sobre a SDI trabalhada. A partir da análise dos dados, podese concluir uma boa aderência da proposta de ensino apresentada por parte dos professores, entendendo-se que a SDI se faz ser um excelente contributo para o ensino do Filo Arthropoda, bem como para outros conteúdos presentes no ensino de Biologia. Assim, podendo ser aplicada em aulas visando uma aprendizagem significativa dos alunos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72101
    Collections
    • Licenciatura [85]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV