dc.description.abstract | Resumo : A urgência sobre as questões ambientais, entre elas o gerenciamento de resíduos, demanda uma mudança de paradigmas em diferentes setores da sociedade. O gerenciamento de resíduos dentro das universidades pode tanto atender as demandas ambientais como, também, gerar um maior envolvimento da comunidade acadêmica. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise qualitativa sobre perfil de geração, armazenamento e destinação de resíduos dentro do Setor Palotina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio dos resultados obtidos pela Comissão de Gestão Ambiental do Setor. Desse modo, o estudo configurou-se como uma análise documental a partir do levantamento realizado pela Comissão, formada em 2020 e composta por servidores técnicos, docentes e discentes. Foram analisadas as respostas referentes ao questionário 4, voltado aos gabinetes; salas de aulas; laboratórios de desenho técnico, informática e ensino; biblioteca; restaurante universitário e serviços administrativos. A coleta dos dados foi realizada no período de 3 a 14 de maio de 2021 por meio de um questionário online via Microsoft Forms, composto por 17 questões objetivas e 2 descritivas. A tabulação e análise dos dados foi realizada através do software Microsoft Excel, e foi utilizado o software WordArt para construção de 2 nuvens de palavras referentes aos principais apontamentos identificados nas duas questões descritivas. O questionário obteve 45 respostas, abrangendo os 23 locais propostos. De forma geral, pode-se traçar um panorama a respeito da geração de resíduos no Setor, identificando-se que a gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) no Setor Palotina não é eficiente e que a falta de conhecimento foi frequente entre as respostas, indicando a educação ambiental como uma das principais sugestões para melhorar a gestão dos resíduos. Além disso, observou-se que a análise qualitativa traz um primeiro panorama, porém, é uma caracterização superficial e, para tanto, sugere-se que, em uma próxima etapa, seja realizada a análise quantitativa para caracterização dos RSU, a fim de melhor orientar a tomada de decisões. Ressalta-se a importância da participação da comunidade acadêmica na gestão dos RSU, sendo a educação ambiental um pilar imprescindível da gestão ambiental na sensibilização e mobilização da população quanto as questões ambientais. | pt_BR |