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dc.contributor.advisorSantos, Deivisson Vianna Dantas dospt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Fabio de Oliveira, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherMassuda, Adriano, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Famíliapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-29T13:49:49Z
dc.date.available2021-12-29T13:49:49Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71838
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr.Deivisson Vianna Dantas dos Santospt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr Adriano Massudapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Defesa : Curitiba, 30/04/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 54-58pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo analisou aspectos da integração ensino-serviço na Atenção Primária a Saúde (APS) entre o curso de medicina da Universidade Federal do Paraná - Campus Toledo e a rede de saúde municipal de Toledo, Paraná. Realizou-se 12 entrevistas semiestruturadas com participantes oriundos da gestão municipal, gestão do curso de medicina de Toledo, estudantes de medicina, professores que tem aulas práticas na atenção primária e profissionais de saúde da atenção primária que recebem alunos. A hermenêutica foi utilizada para analisar os dados, observou-se que o curso foi baseado nas últimas Diretrizes Curriculares Nacionais, com predominância da APS como campo de estágio desde os primeiros períodos do curso. Apesar das dificuldades elencadas pelos participantes da pesquisa, tais como: estrutura física inadequada das Unidades Básicas de Saúde, comunicação parcial entre a rede municipal de saúde e a universidade e a falta de um Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) pactuado, não impediu a implantação e o desenvolvimento do curso na cidade. De forma geral, sobressaíram-se os relatos dos aspectos positivos da presença do curso de medicina na APS, como: a vivência do aluno em um ambiente mais próximo da realidade de saúde da população, melhora da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde com ampliação do acesso e maior resolutividade. Sugestões também surgiram das entrevistas como: capacitar a equipe de saúde, planejar a infraestrutura física e o processo de trabalho das unidades de saúde com a participação da universidade, conhecer melhor as demandas do serviço das unidades, estabelecer um fluxo e um profissional de referência entre o curso de medicina e a secretaria municipal de saúde, maior integração no curso de medicina entre as disciplinas durante o semestre, pactuar o COAPES e ter um plano de integração ensino-serviço entre a universidade e o município. Os apontamentos dos entrevistados visam contribuir para melhorias no processo de integração do ensino-serviço na rede de saúde do Município de Toledo e consequentemente o aprimoramento da assistência à saúde da comunidade. Palavras-chave: Educação médica. Integração ensino-serviço. Atenção primária.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study analyzed aspects of teaching-service integration in primary health care between the medical course at the Federal University of Paraná - Campus Toledo and the municipal health network in Toledo, Paraná. 12 semi-structured interviews were conducted with participants from the municipal administration, management of the medical school in Toledo, medical students, teachers who have practical classes in primary care and health professionals in primary care who receive students. Hermeneutics was used to analyze the data, it was observed that the course was based on the latest National Curriculum Guidelines, with a predominance of Primary Health Care (PHC) as an internship field since the first periods of the course. Despite the difficulties listed by the research participants, such as: inadequate physical structure of the Basic Health Units, partial communication between the municipal health network and the university and the lack of an Organizational Public Health Education Agreement (COAPES) agreed , did not prevent the implementation and development of the course in the city. In general, the reports of the positive aspects of the presence of the medical course in PHC stood out, such as: the student's experience in an environment closer to the health reality of the population, improved assistance to users of the Unified Health System with expansion of access and greater resolution. Suggestions also emerged from the interviews, such as: training the health team, planning the physical infrastructure and the work process of the health units with the participation of the university, better understanding the service demands of the units, establishing a flow and a reference professional among the medical course and the municipal health department, greater integration in the medical course between disciplines during the semester, agreeing on COAPES and having a teaching-service integration plan between the university and the municipality. The interviewees' notes aim to contribute to improvements in the process of integrating teaching-service into the health network of the Municipality of Toledo and, consequently, the improvement of community health care. Keywords: Medical education. Teaching-service integration. Primary attention.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (80 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação medicapt_BR
dc.subjectAtençao básica a saúdept_BR
dc.subjectFaculdades de medicinapt_BR
dc.titleIntegração ensino-serviço na implantação de cursos de medicina no Paranápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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