• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ensaios sobre o exílio : o reino perdido de Albert Camus

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - GABRIEL VILLATORE BIGARDI.pdf (1.920Mb)
    Date
    2020
    Author
    Bigardi, Gabriel Villatore, 1995-
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Resumo: Com o objetivo de apresentar uma leitura e uma articulação do conceito de Exílio, na obra de Albert Camus, através de Ensaios, este trabalho pretende analisar as relações entre este conceito e a construção da obra do referido autor. Para tal fim, a questão visa à solução da questão proposta ao evidenciar como o Exílio, em suas variadas formas, pode vir a tornar-se Reino. Para esta dissertação, estabeleceram-se como foco de análise as obras situadas antes da primeira fase, escritas na Argélia (O Avesso e O Direito, Noces, A Morte Feliz), da primeira fase, denominado o Ciclo do Absurdo (O Estrangeiro, O Mito de Sísifo, O Mal-Entendido e Calígula), em associação com as obras situadas na segunda fase, denominado o Ciclo da Revolta (A Peste, o Homem Revoltado, Estado de Sítio, Os Justos) e no intermédio entre a segunda e a terceira fases (O Exílio e O Reino, L'Été, A Queda, O Primeiro Homem), e, por fim, o discurso de recepção do prêmio Nobel de 1957 (Discours de Suède). A Metodologia adotada teve como base a tese de doutorado de Isabelle Cielens e a obra de Manuel da Costa Pinto, Albert Camus: um Elogio do Ensaio, tomando como forma de exposição o estilo literário de ensaios. Esta proposta de pesquisa bibliográfica também busca, através de um diálogo com a filosofia contemporânea francesa e a bibliografia complementar, estabelecer um diálogo para questões de discussão ampla, como a da Liberdade, do Engajamento e da Ruptura entre o homem e o mundo. Por fim, esta dissertação se propõe a servir como conclusão do curso de Mestrado, realizado no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná, na Université de Rennes I (França) e na Université Laval (Québec, Canadá) como parte do programa de Mestrado Tripartite, nos anos de 2016 e 2017, e na Universidade Federal do Paraná, de 2018 a 2020, por este autor.
     
    Abstract: With the objective of presenting a reading and an articulation of the concept of Exile, in the work of Albert Camus, through Essays, this work intends to analyze the relationships between this concept and the construction of the work of the aforementioned author. To this end, the question aims at solving the proposed question by showing how the Exile, in its various forms, can become a Kingdom. For this dissertation, the focus of analysis was established as works located before the first phase, written in Algeria (O Avesso e O Direito, Noces, A Morte Feliz), from the first phase, called the Cycle of Absurd (O Estrangeiro, O Mito de Sísifo, O Mal- Entendido and Caligula), in association with the works located in the second phase, called the Cycle of Revolt (A Peste, O Homem Revoltado, Estado de Sítio, Les Justes) and in the middle between the second and the third phases (O Exílio e o Reino, L'Été, A Queda, O Primeiro Homem), and, finally, the 1957 Nobel Prize-winning speech (Discours de Suède). The Methodology adopted was based on a doctoral thesis by Isabelle Cielens and a work by Manuel da Costa Pinto, Albert Camus: um Elogio do Ensaio, taking as a form of exhibition the literary style of essays. This bibliographic research proposal also seeks, through a dialogue with contemporary French philosophy and a complementary bibliography, to establish a dialogue for issues of broad discussion, such as Freedom, Engagement and Rupture between man and the world. Finally, this dissertation offers itself to serve as a conclusion of the Master's course, held at the Department of Philosophy at the Universidade Federal do Paraná, at the Université de Rennes I (France) and at the Université Laval (Québec, Canada) as part of the Master's program Tripartite, in the years 2016 and 2017, and at the Universidade Federal do Paraná, from 2018 to 2020, by this author.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71753
    Collections
    • Dissertações [193]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV