dc.contributor.advisor | Fidelis, Lourival de Moraes, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Clarice de Castro de, 1981- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-03T22:54:11Z | |
dc.date.available | 2021-08-03T22:54:11Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/71631 | |
dc.description | Orientador: Lourival de M. Fidelis | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo geral elencar as possíveis contribuições que podem oferecer as hortas para o ensino de ciências da natureza, em escolas do campo no âmbito da Educação do Campo, presentes em alguns artigos publicados em revistas eletrônicas, dissertações e anais de congressos disponíveis da rede de internet. Como justificativa para este artigo de TCC, salientamos que a relação das crianças do ensino fundamental nas escolas do campo com as hortas, por sua condição de serem, em sua maioria, conhecedoras das práticas com a agricultura, devido a residirem no campo e de que suas famílias serem agricultoras ou morarem no campo, confere a estes educandos e educandas as condições de apreenderem as ciências da natureza e problematizarem por meio da agroecologia as relações: ser humano e natureza, de forma prática e em contato com o meio ambiente com as práticas nas hortas como caminho para a aprendizagem. O método que utilizaremos para este artigo, é uma revisão bibliográfica de alguns artigos já publicadas em revistas eletrônicas, anais de congressos e dissertações, que abordaram o tema das possíveis contribuições das hortas didáticas, para o ensino e aprendizagem de ciências da natureza nas escolas do campo. Como resultados, esperamos apontar que a horta em escolas do campo, tem contribuições pedagógicas importantes a oferecer para o ensino e aprendizagem das ciências da natureza. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (27 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Hortaliças - Cultivo | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Agricultura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Movimento sem terra(MST) | pt_BR |
dc.title | As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |