Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFidelis, Lourival de Moraes, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Clarice de Castro de, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoralpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-03T22:54:11Z
dc.date.available2021-08-03T22:54:11Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71631
dc.descriptionOrientador: Lourival de M. Fidelispt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste artigo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo geral elencar as possíveis contribuições que podem oferecer as hortas para o ensino de ciências da natureza, em escolas do campo no âmbito da Educação do Campo, presentes em alguns artigos publicados em revistas eletrônicas, dissertações e anais de congressos disponíveis da rede de internet. Como justificativa para este artigo de TCC, salientamos que a relação das crianças do ensino fundamental nas escolas do campo com as hortas, por sua condição de serem, em sua maioria, conhecedoras das práticas com a agricultura, devido a residirem no campo e de que suas famílias serem agricultoras ou morarem no campo, confere a estes educandos e educandas as condições de apreenderem as ciências da natureza e problematizarem por meio da agroecologia as relações: ser humano e natureza, de forma prática e em contato com o meio ambiente com as práticas nas hortas como caminho para a aprendizagem. O método que utilizaremos para este artigo, é uma revisão bibliográfica de alguns artigos já publicadas em revistas eletrônicas, anais de congressos e dissertações, que abordaram o tema das possíveis contribuições das hortas didáticas, para o ensino e aprendizagem de ciências da natureza nas escolas do campo. Como resultados, esperamos apontar que a horta em escolas do campo, tem contribuições pedagógicas importantes a oferecer para o ensino e aprendizagem das ciências da natureza.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (27 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHortaliças - Cultivopt_BR
dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAgricultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMovimento sem terra(MST)pt_BR
dc.titleAs possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples