Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMartins, Alexandre Felipe, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherAraújo, Rosane Cardoso de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T13:47:56Z
dc.date.available2021-12-20T13:47:56Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71579
dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Rosane Cardoso de Araújopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 28/04/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 204-226pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem como tema as estratégias utilizadas por cantores líricos em seus estudos e performances. Nesse contexto, são consideradas estratégias como os pensamentos e os comportamentos adotados pelos músicos em seus estudos, visando influenciar seu estado motivacional e afetivo ou relacionados à administração de novos conhecimentos e habilidades, conceito este proposto por Jørgensen (2004). São objetivos deste trabalho a investigação das estratégias de cantores líricos profissionais para o desenvolvimento técnico/artístico do repertório, bem como a verificação da existência de estratégias específicas para etapas do processo de preparação, a análise das contingências e objetivos dessas estratégias e a descrição das categorias de estratégias adotadas. O método adotado foi o estudo multicasos, que se caracteriza por um amplo detalhamento e profundidade de poucos objetos, aproximando-se do fenômeno em pauta por uma obtenção circunstanciada de informações. Nesse método, os múltiplos casos permitem identificar evidências e estabelecer paralelos entre eles, oferecendo maior confiabilidade, se comparados aos estudos de caso singular. Os casos deste estudo foram três cantores líricos profissionais do Brasil em diferentes estágios da carreira. Os resultados apontam uma grande gama de estratégias que estão apresentadas em dois grandes grupos, sendo estratégias de desenvolvimento e execução e estratégias de gerenciamento. Entre os temas, encontram-se as estratégias ligadas ao preparo inicial, ao planejamento, ao aquecimento, à prática, à memorização, à avaliação, bem como à saúde, à concentração, à ansiedade, à organização do ambiente, à motivação e à fadiga. Entre os resultados, encontram-se algumas estratégias comuns entre os casos, como a apreciação musical de performances gravadas, a avaliação através de gravações das próprias execuções, as estratégias de saúde vocal e, para o manejo da ansiedade, a obtenção de segurança garantindo um bom preparo. Com este trabalho, espera-se oferecer subsídios aos performers musicais para que estudos mais conscientes e eficazes possam ser realizados. Palavras-chave: Estratégias. Cantor lírico. Aprendizagem vocal. Performance musical.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation has as its theme the strategies used by classical singers in their studies and performances. In this context, strategies are considered as the musicians' thoughts and behaviors in their studies in order to influence their motivational and affective state or related to the management of new knowledge and skills, a concept proposed by Jørgensen (2004). This work aims the investigation of the professional classical singers' strategies for the technical / artistic development of the repertoire, as well as the verification of the existence of specific strategies for stages of the preparation process, the analysis of the contingencies and objectives of these strategies and the description of the categories' strategies adopted. The method chosen was the multi-case study, which is featured by ample detail and depth of a few objects, approaching the investigated phenomenon by getting detailed information. In this method, multiple cases allow the identification of evidence and establish parallels among them, offering greater reliability when compared to single case studies. The cases in this study were three professional classical singers from Brazil in different career levels. The results point out to a wide range of strategies that are presented in two large groups, which are development and execution strategies and management strategies. Among the themes are strategies related to initial preparation, planning, warming-up, practice, memorization, evaluation, as well as health, concentration, anxiety, environmental organization, motivation and fatigue. In the results are some common strategies among the cases, such as the recorded performances musical appreciation, the evaluation through recordings of their own performances, the vocal health strategies and, for the management of anxiety, self-confidence, through a good preparation. This work is expected to offer subsidies to musical performers so that more conscious and effective studies may be carried out. Keywords: Strategies. Classical singer. Vocal learning. Musical performance.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (228 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectCantorespt_BR
dc.subjectPrática interpretativa (Música)pt_BR
dc.titleUm estudo multicasos sobre estratégias de estudo e de performance de cantores líricospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples