dc.contributor.advisor | Strobel, Christian, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.author | França, Adriano Belo de | pt_BR |
dc.contributor.other | Fagotti, Leonardo, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.other | Souza, Murilo de, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-22T13:30:09Z | |
dc.date.available | 2021-07-22T13:30:09Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/71466 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Christian Scapulatempo Strobel. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Energias Renováveis e Eficiência Energética. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este projeto apresenta um método de hibridização para veículos populares, do mesmo modo como são feitas as instalações de kits GNV no Brasil, como uma alternativa mais econômica do que os modelos híbridos. O conceito é utilizar motores de corrente contínua sem escova, que trabalham com rotação síncrona, com rotores de ímã permanente nas rodas do eixo traseiro. Incluindo o suporte de baterias para armazenamento e descarga de energia e os controladores de velocidade para garantir a segurança na condução. Há também uma comparação entre o investimento inicial e o retorno financeiro do investidor, os desafios burocráticos para sua legalização, a redução da emissão de gases de efeito estufa, as vantagens e desvantagens técnicas de desempenho do kit. Considerando o investimento inicial de R$ 35.000,00 para a modificação, os resultados são promissores para os motoristas profissionais e mostram a possibilidade do retorno do investimento em cerca de dois anos e meio. Outros fatores podem acelerar este retorno, como os preços dos combustíveis, veículos e seus componentes e a quantidade de km rodados por mês. Palavras-chave: Hibridização veicular. Veículos populares. Tecnologia automotiva. Motores elétricos. Veículos híbridos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (17 p.) : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.title | Hibridização veicular | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |