Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMontenegro Gómez, Jorge Ramón, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Glaucia Pereira do, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-14T15:52:07Z
dc.date.available2022-01-14T15:52:07Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71450
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jorge Ramón Montenegro Gómezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 27/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 288-300pt_BR
dc.description.abstractResumo: Curitiba é conhecida e divulgada nacionalmente como a "cidade modelo" do Brasil. A mídia sempre aponta os seus ótimos indicadores de desenvolvimento econômico e de qualidade de vida. Junto com esse discurso, é difundido o mito de não haver negras e negros na cidade. O Estado do Paraná, bem como Curitiba, sempre ocultou a existência e a participação negra na sua formação sociocultural. A capital do Estado é divulgada como um lugar que não passou por um processo escravagista e que sua construção não teve participação da população negra. Sendo assim, as histórias e geo-grafias negras permanecem na invisibilidade. Desse modo, a presente pesquisa justifica-se, pois a cidade descrita tantas vezes como possuidora de uma única especificidade étnico-racial branca, é confrontada pelo movimento negro que constrói diversas estratégias de rexistências que conformam múltiplas territorialidades negras na cidade. Ademais, identificamos que o debate de territorialidades negras contemporâneas em Curitiba ainda é pouco expressivo na geografia, podendo, portanto, ainda ser ampliada a discussão da dimensão espacial e racial curitibana. Deste modo, o objetivo da pesquisa é identificar as territorialidades negras na cidade de Curitiba e analisar as diferentes estratégias de constituição e manutenção de processos de r-existências nesses territórios. Para tal, a metodologia desenvolvida foi levantamentos documentais (jornais e arquivo público), levantamentos bibliográficos e pesquisa ação participativa através da realização de campos e entrevistas. Ao longo da pesquisa pudemos verificar em um primeiro momento através da recuperação de histórias e geo-grafias negras, que a luta da comunidade negra sempre existiu. Evidenciamos diversos exemplos de protagonismos e multiplicidades de formas organizativas que ocorreram ao longo dos anos na cidade, até mesmo no período escravagista. Posteriormente, apontamos que Curitiba se constituiu como uma cidade racializada que estabeleceu uma seletividade e marginalização espacial a determinados grupos e, frente a isso, as territorialidades negras são conformadas e tornam-se um local de fortalecimento de (re)construção identitária. Dentro do conjunto de elementos que foram observados nessas territorialidades, três elementos constitutivos principais foram destacados: a ancestralidade e memória, estética afrodiaspórica e cultura política negra. Por fim, constatamos que o movimento negro ressignifica os discursos e representações da "capital mais europeia do Brasil" dando-lhe outro sentido de cidade. Ademais, apontamos que as territorialidades negras são dinâmicas, múltiplas e complexas e que o movimento negro vem realizando uma politização da cultura, da estética, do corpo, da ancestralidade, entre outras dimensões, rompendo com as visões negativas e de inferioridade, atribuindo outros significados positivos a sua identidade. Palavras-chave: Inviabilização Negra. Territorialidade. R-existência. Estética Afrodiaspórica. Ancestralidade. Cultura Política.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Curitiba is known and publicized nationally as the "model city" of Brazil. The media always points out its excellent indicators of economic development and quality of life. Along with this speech, the myth spreads that there are no black women in the city. The State of Paraná, as Curitiba, has always hidden the existence and participation of black people in their socio-cultural formation. The state capital is announced as a place that did not go through the slavery process and that its construction did not count on the participation of the black population. As such, black histories and geographies remain invisible. Thus, the present research is justified, since the city so often described as having a single white ethnic-racial specificity, is faced with the black movement that builds several strategies of r-existence that conform the multiple black territorialities in the city. In addition, we identified that the debate on contemporary black territorialities in Curitiba is still not very significant in geography and, therefore, the discussion on the spacial and racial dimension of Curitiba can still be expanded. In this way, the objective of the research is to identify the black territorialities in the city of Curitiba and to analyze the different strategies of constitution and maintenance of processes of re-existences in these territories. To this end, the methodology developed was documentary surveys (newspapers and public archives), bibliographic surveys and participatory action research through the realization of fields and interviews. Throughout the research we were able to verify, at first, through the recovery of black histories and geographies, that the struggle of the black community has always existed. We show several examples of protagonism and multiplicity of organizational forms that occurred over the years in the city, even during the slavery period. Subsequently, we pointed out that Curitiba was constituted as a racialized city that established a selectivity and spatial marginalization to certain groups and, in face of this, black territorialities are shaped and become a place of strengthening identity (re) construction. Within the set of elements that were observed in these territorialities, three main constitutive elements were highlighted: ancestry and memory, aphrodiasporic aesthetics and black political culture. Finally, we find that the black movement gives new meaning to the speeches and representations of the "most European capital of Brazil", giving it another sense of the city. Furthermore, we point out that black territorialities are dynamic, multiple and complex and that the black movement has been politicizing culture, aesthetics, the body, ancestry, among other dimensions, breaking with negative and inferior views, attributing other positive meanings to your identity. Keywords: Black Unviability. Territoriality. R-existence. Aphrodiasphoric Aesthetics. Ancestrality. Political Culture.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (308 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDiaspora africanapt_BR
dc.subjectTerritorialidade humanapt_BR
dc.subjectCultura políticapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleTerritorialidades negras em Curitiba-PR : ressignificando uma cidade que não quer ser negrapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples