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dc.contributor.authorMonteiro, Maria Fernanda, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherSilveira, Jocelaine Martins da, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T17:27:03Z
dc.date.available2021-06-29T17:27:03Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71316
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dra. Jocelaine Martins da Silveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 29/04/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 85-89pt_BR
dc.description.abstractResumo: A Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) é um modelo comportamental de psicoterapia cuja premissa é a relação entre cliente e terapeuta como principal mecanismo de mudança terapêutica. Os comportamentos do cliente em sessão são classificados como comportamentos problemáticos (CRB1), comportamentos de progresso terapêutico (CRB2) e comportamentos de observar e interpretar o próprio comportamento (CRB3). São propostas na FAP Cinco Regras para orientar os terapeutas: 1) Observar a ocorrência de CRBs, 2) Evocar CRBs, 3) Consequenciar adequadamente os CRBs, 4) Observar os efeitos do comportamento do terapeuta sobre os CRBs, e 5) Promover estratégias de generalização das melhoras obtidas em sessão. Pesquisas em FAP que investigaram empiricamente a Regra 2 apresentaram métodos, resultados e conclusões distintas. Observa-se a necessidade de desenvolvimento de mais pesquisas que investiguem os mecanismos de mudança relacionados à Regra 2, em especial de métodos terapêuticos de evocação, como atividades estruturadas. O presente estudo tem como objetivo investigar os efeitos do uso de uma atividade estruturada como forma de evocação sobre a frequência de Comportamentos Clinicamente Relevantes de dois clientes adultos. A pesquisa consistiu em um delineamento experimental de caso único intrassujeito com replicação sistemática entre clientes, do tipo A-B-BC-B-BC. A fase A consistiu em uma linha de base, com a conceituação de caso e avaliação funcional do comportamento do cliente. A fase B foi a introdução sistemática da FAP. A fase BC consistiu na introdução das cartas do jogo Dixit® como atividade estruturada, sendo mantida a interação lógica da FAP. Participaram da pesquisa dois clientes adultos, com queixas relacionadas a déficits em expressão emocional. Todas as sessões foram gravadas, transcritas e categorizadas por meio da Functional Analytic Psychotherapy Rating Scale (FAPRS). Foram utilizados também os instrumentos Functional Idiographic Assessment Template Questionnaire (FIAT-Q), Inventário de Habilidades Sociais (IHS - Del-Prette), Outcome Questionnaire (OQ-45), e Working Alliance Inventory (WAI), ao final de cada fase, e reaplicados em uma sessão de follow-up dois meses após o final da coleta de dados. Os resultados apontaram o aumento na frequência e probabilidade de emissão de CRB2 nas sessões das fases BC, em comparação às demais fases, para ambos os clientes. Nas sessões nas quais as cartas não foram apresentadas, constatou-se que a porcentagem e probabilidade de emissão de CRBs voltaram a níveis próximos aos da linha de base. Os escores dos demais instrumentos indicaram poucas mudanças ao longo das fases. Os resultados obtidos encorajam o uso de atividades estruturadas como forma de evocação na FAP, e do papel da evocação como parte do mecanismo de mudança da FAP. Enfatiza-se também a relevância do uso de tratamentos estatísticos, em especial da probabilidade transicional, como forma de aprofundar a compreensão dos resultados obtidos por meio da FAPRS.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Functional Analytic Psychotherapy (FAP) is a behaviorally based psychotherapy model, which the fundamental premise is the relationship between client and therapist as the main mechanism of change. Client behaviors in sessions are defined as problematic behaviors (CRB1), clinical improvement behaviors (CRB2) and making observations and interpretations of the client's own behavior (CRB3). FAP also provides Five Rules in order to guide therapists: 1) to watch CRBs (rule 1), to evoke CRBs (rule 2), to respond properly to CRBs (rule 3), to observe the effects of therapist's behavior on client's CRBs (rule 4) and to implement generalization strategies to improved behaviors (rule 5). Research on FAP that empirically investigates Rule 2 have distinct methods, results and conclusions. There is a need to develop more research that investigates the mechanisms of change related to Rule 2, in particular therapeutic methods of evocation, such as structured activities. The present study aims to investigate the effects of the use of a structured activity on the frequency of clinically relevant behaviors of two adult clients. Research consisted of an experimental design of a single-case experimental procedure, A-B-BC-B-BC, with systematic replication between clients. Phase A consisted of the baseline, with case conceptualization and functional assessment of the client behaviors. Phase B was the implementation of FAP. The BC phase was the introduction of the Dixit® cards, as a structured activity, maintaining the logical interaction of FAP. Two adult clients with deficits related to emotional expression participated in the research. All sessions were recorded, transcribed and categorized using the Functional Analytic Psychotherapy Rating Scale (FAPRS). The instruments Functional Idiographic Assessment Template Questionnaire (FIAT-Q), Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del Prette), Outcome Questionnaire (OQ-45) and Working Alliance Inventory (WAI) were also used in the last session of each phase. Results indicated an increase in the frequency and probability of emission of CRB2 in sessions of BC phases, comparing to the other phases, for both clients. In the sessions in which the cards were not used, the percentage and probability of emission of CRBs returned to levels close to those of baseline. Scores of the other instruments indicated few changes over the phases. Results are encouraging with respect to the use of structured activities as an evocation strategy in FAP, and the role of evocation in FAP's mechanism of change. The relevance of statistical treatments, as transitional probability, is emphasized as a way of providing a more comprehensive understanding of the results obtained through FAPRS.pt_BR
dc.format.extent114 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPsicoterapia - Metodologiapt_BR
dc.subjectPsicoterapia centrada no clientept_BR
dc.subjectPsicoterapeuta e pacientept_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleA evocação de comportamentos clinicamente relevantes com o uso das cartas Dixit®pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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