Tecnologia e psicologia arquetípica : relações entre corpo virtual, avatar e a persona no ciberespaço
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Data
2020Autor
Souza, Helton Marculino de, 1983-
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Resumo: Esta pesquisa buscou discorrer sobre o olhar de autores da psicologia arquetípica quanto ao fenômeno da tecnologia, tanto em sua manifestação individual quanto em relação aos aspectos gerais da humanidade que instigam o avanço tecnológico. Para tanto, foram tecidas reflexões teóricas a partir de textos de autores clássicos junguianos e pós-junguianos, bem como foi realizado um levantamento sistemático da literatura sobre o tema e um estudo teórico clínico advindo de um grupo vivencial sobre tecnologia realizado com psicólogos e estudantes de Psicologia. Neste sentido, expõe-se que na abordagem da psicologia analítica criada por C. G. Jung, compreende-se a psique está para além de características pessoais do indivíduo e possui uma dinâmica própria. Jung, no período das grandes guerras mundiais, em específico a segunda Guerra Mundial, observa a dinâmica psíquica dos alemães em relação à ciência, a partir da qual o lugar de verdade é atribuído especificamente à ciência positivista, bem como o uso do lugar de verdade como forma de controle de massa no que diz respeito ao nazismo em relação ao povo alemão. Neste sentido, Jung critica a técnica e a tecnologia como sendo um distanciamento de fatores importantes da natureza humana. Pensadores provindos da psicologia analítica que dão continuidade ao desenvolvimento científico da psicologia analítica intitulados como pós-junguianos contribuem para a análise do fenômeno da tecnologia na contemporaneidade. Dentre esses contribuintes, destacam-se Robert Romanyshyn e James Hillman no que diz respeito ao modo de observação do fenômeno, pois contemplam os objetos do mundo para além das intenções humanas sobre eles, permitindo um aprofundamento nas questões complexas que envolvem a tecnologia em relação à humanidade e ao indivíduo. Apontam para o conceito de corpo como via de contato com o mundo exterior, bem como sinalizam para as fantasias de ocupar outros mundos que demandariam outros corpos. Romanyshyn destaca momentos históricos no qual a tecnologia causou grande impacto na consciência humana no que diz respeito ao estar no mundo. Outros pensadores provindos da psicologia junguiana que são embasados conceitualmente na psicologia arquetípica de James Hillman contribuem para as pesquisas sobre o fenômeno da tecnologia. Para a compreensão do método no qual se apoiam os pensadores da psicologia arquetípica, considera-se importante o olhar sobre as bases filosóficas que compõem a abordagem, pois a relação com o fenômeno no diz respeito à pesquisa envolve a consideração da interferência do observador sobre o fenômeno observado. Ao delimitar a expressão do fenômeno da tecnologia ao ciberespaço enquanto um objeto resultante da tecnologia bem como a crescente influência na vida e nas relações humanas consideram-se os conceitos de Persona e Avatar enquanto um corpo virtual para habitar o ciberespaço, sendo o corpo virtual um ponto de partida para observação do fenômeno da tecnologia no que diz respeito às fantasias que compõem a relação do entre indivíduo e tecnologia. Recorreu-se à prática de um grupo vivencial com psicólogos e estudantes de Psicologia para se discutir as relações entre Persona e Avatar, refletindo-se sobre a identidade assumida no ciberespaço. Entende-se que os enlaces entre tecnologia e psicologia arquetípica se configuram como um tema fértil a partir do qual novas investigações podem ser empreendidas. Palavras-chave: Ciberespaço. Tecnologia. Psicologia Arquetípica. Corpo. Técnica. Abstract: This research sought to discuss the views of authors of archetypal psychology regarding the phenomenon of technology, both in their individual manifestation and in relation to the general aspects of humanity that instigate technological advancement. To this end, theoretical reflections were made from texts by classic Jungian and post-Jungian authors, as well as a systematic survey of the literature on the subject and a theoretical-clinical study from a technology experiential group conducted with psychologists and students of Psychology. In this sense, it is exposed that in the analytical psychology approach created by C. G. Jung, it is understood that the psyche is beyond the individual's personal characteristics and has its own dynamics. Jung, in the period of the great world wars, specifically the Second World War, observes the psychic dynamics of the Germans in relation to science, from which the place of truth is specifically attributed to positivist science, as well as the use of the place of truth as a form mass control with respect to Nazism in relation to the German people. In this sense, Jung criticizes technique and technology as a departure from important factors of human nature. Thinkers from analytical psychology who continue the scientific development of analytical psychology entitled post-jungians contribute to the analysis of the phenomenon of technology in contemporary times. Among these contributors, Robert Romanyshyn and James Hillman stand out with regard to the way of observing the phenomenon, as they contemplate the objects of the world beyond human intentions about them, allowing for a deeper understanding of the complex issues surrounding technology in relation to humanity and the individual. They point to the concept of the body as a way of contacting the outside world, as well as signaling the fantasies of occupying other worlds that would require other bodies. Romanyshyn highlights historic moments when technology has made a big impact on human consciousness with regard to being in the world. Other thinkers from Jungian psychology who are conceptually based on James Hillman's archetypal psychology contribute to research on the phenomenon of technology. In order to understand the method supported by archetypal psychology thinkers, it is important to look at the philosophical bases that make up the approach, since the relationship with the phenomenon with regard to research involves considering the interference of the observer on the phenomenon. observed. When delimiting the expression of the phenomenon of technology to cyberspace as an object resulting from technology as well as the growing influence on human life and relationships, the concepts of Persona and Avatar are considered as a virtual body to inhabit cyberspace, the virtual body being one starting point for observing the phenomenon of technology with regard to the fantasies that make up the relationship between the individual and technology. An experiential group with psychologists and psychology students was used to discuss the relationship between Persona and Avatar, reflecting on the identity assumed in cyberspace. It is understood that the links between technology and archetypal psychology are configured as a fertile theme from which new investigations can be undertaken. Key words: Cyberspace. Technology. Archetypal Psychology. Body. Technique.
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