Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Marcelo Ricardo de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorDayoub, Bruna Moussapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-09T13:27:56Z
dc.date.available2024-02-09T13:27:56Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70874
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Marcelo Ricardo de Limapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Graduação em Geografiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 51-57pt_BR
dc.description.abstractResumo : O solo é fundamental para a existência de seres vivos, sua preservação é de extrema importância, por se tratar de algo finito. Porém, a falta de conhecimento, por parte do ser humano, acerca desse bem natural acaba levando a sua poluição e degradação. A conscientização acerca desse patrimônio passa a ser feita dentro das salas de aulas, através da "Educação em Solos", atrelada a educação ambiental, geralmente presente na disciplina de Geografia. O presente trabalho, portanto, tem como finalidade analisar os currículos dos cursos de licenciatura em Geografia no Sul do País, para descobrir se os mesmos ofertam disciplinas que contenham intencionalidades pedagógicas a respeito da Ciência do Solo, para que os futuros educadores possam conduzir esses conteúdos em sala de aula. Sendo assim, o presente estudo enquadra-se em um estudo exploratório realizado a partir de uma pesquisa documental, a coleta de dados se fez a partir de informações contidas nos sites do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Ensino Superior (e-MEC) e das instituições. Posteriormente houve a elaboração de tabelas e gráficos com as informações coletadas. Durante a pesquisa foi constatado que existe um déficit em relação ao conteúdo de "Educação em Solos", sendo que apenas 10% dos cursos pesquisados ofertam esse conteúdo. Apesar de a maioria ofertarem disciplinas que abordam os conteúdos sobre solos, quando são cursos que ofertam as duas modalidades (licenciatura e bacharelado), essas disciplinas contém seus conteúdos voltados à formação de bacharéis, enquanto cursos que ofertam apenas a licenciatura, as disciplinas com conteúdos de solos são ofertadas por outros departamentos, como Agronomia ou Engenharia.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCiência do solopt_BR
dc.subjectCurrículos - Avaliaçãopt_BR
dc.titleConteúdo de solos ofertado nos cursos presenciais de licenciatura em Geografia no Sul Do Brasilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples