Validação de modelo de treinamento em flavectomia endoscópica
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Data
2020Autor
Kulcheski, Álynson Larocca, 1983-
Metadata
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Resumo: Objetivo: Validar um simulador reprodutível de flavectomia endoscópica da coluna lombar através do método de constructo e analisar a aceitação do simulador desenvolvido no ensino médico. Material e Método: Trinta alunos de graduação em medicina e dez médicos ortopedistas com experiência em cirurgia por vídeo realizaram um procedimento endoscópico em um simulador desenvolvido. O procedimento realizado consistiu em uma flavectomia endoscópica. Variáveis objetivas e subjetivas foram utilizadas para mensurar a habilidade cirúrgica, sendo consideradas: tempo total para realização da atividade, prevalência de olhares abaixo, prevalência da perda de instrumento, respeito ao limite estipulado para remoção de ligamento amarelo, regularidade do corte realizado e checklist GOALS (Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills). Os participantes foram submetidos a uma Escala de Likert, adaptada para este estudo, que abordou as impressões sobre o modelo desenvolvido e sua aplicabilidade no ensino médico. Resultados: Para todas as variáveis objetivas analisadas foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. O tempo total utilizado foi menor no grupo dos médicos (p<0,001), que realizaram o procedimento na metade do tempo utilizado pelos alunos. Quanto aos parâmetros visuais objetivos, os alunos olharam para baixo e perderam o instrumento cerca de sete vezes mais que o grupo de médicos. Em relação aos parâmetros visuais subjetivos, aproximadamente metade dos alunos demonstraram respeito ao limite estipulado no ligamento amarelo em comparação a 80% verificado no grupo dos médicos. Cerca de 30 % dos alunos realizaram o corte no ligamento com regularidade, enquanto todos os médicos o fizeram de forma regular (p<0,001). Com relação ao checklist GOALS, obteve-se diferenças estatisticamente significativas entre médicos e alunos em todos os cinco domínios avaliados, bem como na pontuação total consolidada. O simulador descrito foi bem aceito por ambos os grupos avaliados. Todos os médicos e mais de 96% dos alunos consideraram o treinamento em simulador uma atividade prazerosa. Cerca de 90% de todos os participantes concordaram que o modelo pode contribuir para o ensino médico e verificaram seu realismo. Conclusão: O simulador de flavectomia endoscópica da coluna lombar apresentado foi capaz de diferenciar grupos distintos de experiência ao analisar os parâmetros objetivos e subjetivos, demonstrando validade de constructo. Foi amplamente aceito por 94% dos participantes e 90% deles atestaram sua função no ensino médico. Palavras-chave: Educação Médica. Treinamento por simulação. Endoscopia. Coluna Vertebral. Ligamento amarelo. Abstract: Objective: Validate a reproducible lumbar spine endoscopic flavectomy simulator using the construct method and analyze the acceptance of the simulator in medical education. Materials and Methods: Thirty graduate medical students and ten orthopedic doctors with experience in video surgery will perform an endoscopic procedure in a developed simulator. The procedure performed consisted in a lumbar spine endoscopic flavectomy. Objective and subjective variables were used to measure surgical skill, being considered: total time to perform the task, prevalence of look downs, prevalence of instrument lost, respect to the stipulated limit for removal of ligamentum flavum, regularity of the cut made and GOALS checklist (Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills). Participants were also submitted to a Likert Scale adapted for this study, which addressed the impressions about the model developed and its applicability in medical education. Results: For all the objective variables analyzed, statistically significant differences were found between the groups. The difference between the total time used by students and doctors was significant, being lower in the group of the doctors (p <0.001) who performed the procedure in half time used by students. The objective parameters also showed a statistically significant difference, with the students looking down and losing the instrument about seven times more than the group of the doctors. Regarding subjective visual parameters, approximately half part of the students showed respect for the limit stipulated in the ligamentum flavum compared to 80% seen in the group of the doctors. Approximately 30% of students regularly cut the ligament, while all doctors did it (p <0.001). Regarding GOALS, there were statistically significant differences between doctors and students in all five domains evaluated, as well as in the consolidated total score. The described simulator was well accepted by both groups evaluated. All physicians and more than 96% of students considered simulator training to be a pleasurable activity. About 90% of all participants agreed that the model could contribute to medical education and also found similarity with reality. Conclusions: The lumbar spine endoscopic flavectomy simulator was able to differentiate the groups' experience, giving construct validity. It was widely accepted by 94% of participants and 90% of them attested their role in medical education. Key words: Medical education. Simulation training. Endoscopy. Spine. Ligamentum Flavum.
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