Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeucci, Simone, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorSoldan, Tabata Larissa, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-25T18:58:16Z
dc.date.available2022-07-25T18:58:16Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70466
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Simone Meuccipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 21/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.150-157pt_BR
dc.description.abstractResumo: A partir da observação de um microcosmo escolar, buscamos compreender o porquê uma escola, que foi campo dessa investigação, era estigmatizada na cidade de Rafaela, Santa Fé, Argentina. Conhecida como uma "escola de negros", sua análise nos permitiu reconstituir o processo histórico de produção das distâncias sociais e da construção da categoria negro na Argentina (em Rafaela, de forma específica) e as possibilidades e limites para sua superação no meio escolar. Também nos dedicamos a reconhecer elementos classificatórios em atuação no contexto escolar e urbano, procurando compreender de que forma o estigma atravessa a vida escolar das/os estudantes e a atuação dos profissionais da educação. A pergunta de pesquisa que nos orientou e que procuramos responder nessa tese é: em que medida, e de que forma, as categorias negro e branco, influenciam na construção dos sentidos da escola, as experiências escolares dessas/es estudantes e a ação educacional? Nossa hipótese é que a condição social de negro das/os estudantes afetou em grande medida a vivência escolar. Este trabalho contribui para a compreensão dos nexos entre classes sociais e os processos de racialização na América Latina. Palavras-chave: Racialização da classe. Estigma. Experiência escolar. Sociologia da Educação. Argentina.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: From the observation of a school microcosm, we sought to understand why a school, which was the field of this investigation, was stigmatized in the city of Rafaela, Santa Fe, Argentina. Known as a "school of negros", its analysis allowed us to reconstruct the historical process of production of social distances and the construction of the "negro" category in Argentina (and in Rafaela, in particular) and the possibilities and limits to overcome it in the school environment. We were also dedicated to recognize classificatory elements at work in the school and urban context, trying to understand how stigma crosses the school life of students and the work of education professionals. The research question that guided us and that we seek to answer in this thesis is: to what extent, and in what way, the negro and branco categories influence the construction of school meanings, the school experiences of these students and the educational action? Our hypothesis is that the social status of negro students affected to a great extent their school experience. This work contributes to the understanding of the links between social classes and the processes of racialization in Latin America. Keywords: Class racialization. Stigma. School experience. Sociology of Education. Argentina.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectClasses sociais - Argentinapt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectNegros - Educação - Argentinapt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleUma "escola de negros" em uma "cidade de brancos" : experiências e sentidos escolares em uma escola estigmatizada da cidade de Rafaela, Santa Fé, Argentinapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples