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    Uma "escola de negros" em uma "cidade de brancos" : experiências e sentidos escolares em uma escola estigmatizada da cidade de Rafaela, Santa Fé, Argentina

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    R - T - TABATA LARISSA SOLDAN.pdf (4.757Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Soldan, Tabata Larissa, 1987-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A partir da observação de um microcosmo escolar, buscamos compreender o porquê uma escola, que foi campo dessa investigação, era estigmatizada na cidade de Rafaela, Santa Fé, Argentina. Conhecida como uma "escola de negros", sua análise nos permitiu reconstituir o processo histórico de produção das distâncias sociais e da construção da categoria negro na Argentina (em Rafaela, de forma específica) e as possibilidades e limites para sua superação no meio escolar. Também nos dedicamos a reconhecer elementos classificatórios em atuação no contexto escolar e urbano, procurando compreender de que forma o estigma atravessa a vida escolar das/os estudantes e a atuação dos profissionais da educação. A pergunta de pesquisa que nos orientou e que procuramos responder nessa tese é: em que medida, e de que forma, as categorias negro e branco, influenciam na construção dos sentidos da escola, as experiências escolares dessas/es estudantes e a ação educacional? Nossa hipótese é que a condição social de negro das/os estudantes afetou em grande medida a vivência escolar. Este trabalho contribui para a compreensão dos nexos entre classes sociais e os processos de racialização na América Latina. Palavras-chave: Racialização da classe. Estigma. Experiência escolar. Sociologia da Educação. Argentina.
     
    Abstract: From the observation of a school microcosm, we sought to understand why a school, which was the field of this investigation, was stigmatized in the city of Rafaela, Santa Fe, Argentina. Known as a "school of negros", its analysis allowed us to reconstruct the historical process of production of social distances and the construction of the "negro" category in Argentina (and in Rafaela, in particular) and the possibilities and limits to overcome it in the school environment. We were also dedicated to recognize classificatory elements at work in the school and urban context, trying to understand how stigma crosses the school life of students and the work of education professionals. The research question that guided us and that we seek to answer in this thesis is: to what extent, and in what way, the negro and branco categories influence the construction of school meanings, the school experiences of these students and the educational action? Our hypothesis is that the social status of negro students affected to a great extent their school experience. This work contributes to the understanding of the links between social classes and the processes of racialization in Latin America. Keywords: Class racialization. Stigma. School experience. Sociology of Education. Argentina.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70466
    Collections
    • Teses [123]

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