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dc.contributor.authorSousa, Bruno Pontes dept_BR
dc.contributor.otherFranklin, Karen, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-09T12:36:40Z
dc.date.available2021-07-09T12:36:40Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70285
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Karen Franklin da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 17/12/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 81-83pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este projeto tem como objetivo discutir o ensino de Filosofia por meio de três eixos significativos: sentido, valor e pertinência na vida dos jovens da educação básica, conduzidos por um processo do qual os sujeitos da educação possam se tornar parte e se beneficiar das aprendizagens e reflexões que a filosofia proporciona. Como referencial teórico, a pesquisa recorre ao processo de educação do homem grego como um elemento inspirador, partindo da concepção Homérica de educação e formação de um ideal grego, até o surgimento da teoria política, que encontra seu destaque com o movimento sofista e Sócrates, pois com eles nasce o desejo de descoberta do sentido abstrato da pólis. Os filósofos clássicos, bem como as suas análises sobre justiça, bem comum e democracia, servem de suporte para o aprofundamento filosófico e o desenvolvimento prático deste trabalho. Após tal percurso, busca-se identificar, por meio da estrutura moderna, o desenvolvimento do Estado e o surgimento das instituições democráticas. Concomitantemente à parte teórica, desenvolve-se também com os jovens a elaboração de projetos de lei, visando aproximar o estudante do universo político, despertando nele sentimento de pertença, participação e cidadania. Com a efetivação do projeto Plenarinho, busca-se um espaço de reflexão sobre conceitos significativos à filosofia política, por meio do componente curricular de Filosofia. Palavras-chave: Filosofia. Plenarinho. Projetos de Lei. Protagonismo. Participação. Cidadania.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This present study aimed discuss the teach of Philosophy in three main ideas: senso, value and relevance in the basic education of youth people, leading through a process in which the subjects of education can become part of it and benefit from the leanings and reflections that Philosophy provides. As a theoretical framework, the research uses the process of education of the Greek man as an inspiring element, starting from the Homeric conception of education and formation of a Greek ideal, until the emergence of political theory, which finds its prominence with desire to discover the abstract meaning of the polis. Classical philosophers, as well as their analyzes of justice, the common good and democracy, support the philosophical deepening and practical development of this work. Following this course, the modern structure seeks to identify the development of the state and the emergence of democratic institutions. At the same time as the theoretical part, the development projects of laws, aiming to bring the student closer to the political universe, awakening in the same sense of belonging participation and citizenship, as well as a space for reflection on concepts significant to political philosophy, through the curricular component of Philosophy. Key-words: Philosophy. Plenary. Projects of laws. Protagonism. Participation. Citizenship.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (107 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação gregapt_BR
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleA educação política grega como inspiração para novas práticas do agir políticopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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