Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMuzardo, Fabiane Taíspt_BR
dc.contributor.otherKaminski, Rosane, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-09T00:40:32Z
dc.date.available2021-04-09T00:40:32Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70201
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Rosane Kaminskipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 25/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.297-305pt_BR
dc.description.abstractResumo: A década de 1920 no México foi marcada por intensa produção cultural. Tina Modotti e outros artistas das mais variadas áreas iniciaram um projeto que visava produzir uma arte que, ao mesmo tempo, resgatasse a "arte ancestral" mexicana, rechaçasse a cópia da arte europeia, que marcou a ditadura de Porfirio Diaz; e fosse pública, ou seja, fosse feita pelo povo e para o povo. Nesse sentido, a arte mexicana dessa década é marcadamente política. Essa tese trata especificamente das fotografias de Tina Modotti, buscando entender suas inúmeras facetas. Tina foi uma fotógrafa italiana que se mudou para o México no início dos anos vinte. Parte-se da ideia de que Tina teve um "encontro" tão intenso com a cultura mexicana que fez com que ela somente fotografasse ali. Seu trabalho inclui fotografias de murais, camponeses, símbolos comunistas, manifestações de trabalhadores, plantas, arquitetura, caveiras e escolas agrícolas, dentre outras temáticas. Suas fotografias foram publicadas em inúmeros periódicos, desde revistas de arte até atas de criação de escolas agrícolas. Diferentemente de análises que buscam origens e estágios subsequentes, a vida e obra de Tina é analisada aqui como algo que se desenvolveu e se desdobrou a partir de encontros. Partindo dessa concepção, entendo sua obra a partir da ideia de conexões, próxima ao conceito de rizoma. Alguns conceitos, como o de "sobrevivência", "páthos" e "mestiçagem", perpassam todo o texto. Defende-se que o encontro de Tina com a cultura mexicana marcou sua fotografia, bem como o seu ativismo político e seu modo de viverpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The 1920s in Mexico were marked by intense cultural production. Tina Modotti and other artists from the most varied areas began a project aimed at producing an art that at the same time rescued Mexican "ancestral art", rejected the copy of European art that marked the dictatorship of Porfirio Diaz; and it was public, that is, it was done by the people and for the people. In this sense, the Mexican art of this decade is markedly political. This thesis deals specifically with the photographies of Tina Modotti, seeking to understand its many facets. Tina was an Italian photographer who moved to Mexico in the early twenties. It starts from the idea that Tina had an "encounter" so intense with the Mexican culture that her only photograph there. Her work includes photographs of murals, peasants, communist symbols, demonstrations of workers, plants, architecture, skulls and agricultural schools, among other subjects. Her photographs have been published in numerous periodicals, ranging from art magazines to acts of agricultural school creation. Unlike analyzes that look for subsequent origins and stages, Tina's life and work is analyzed here as something that has developed and unfolded from encounters. Starting from this conception, I understand her work from the idea of connections, close to the concept of rhizome. Some concepts, such as "survival", "páthos" and "mestiçagem", permeate the whole text. It is argued that Tina's encounter with Mexican culture marked her photography, as well as her political activism and way of livingpt_BR
dc.format.extent313 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectModotti, Tina, 1896-1942pt_BR
dc.subjectFotografiaspt_BR
dc.subjectArte mexicanapt_BR
dc.subjectPolíticaspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titlePelo direito à beleza : as lutas políticas e a mexicanidade nas fotografias de Tina Modotti (1920-1930)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples