Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, André Fabrício de, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherScheliga, Eva Lenita, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T23:01:15Z
dc.date.available2021-04-15T23:01:15Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70174
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Eva Lenita Scheligapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 03/11/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 111-116pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo geral desta pesquisa é compreender de que maneira a religião se constitui como objeto das Ciências Sociais nos livros didáticos de Sociologia presente no Plano Nacional do Livro Didático de 2018. Para tanto, os objetos de estudo são compostos por dois livros de Sociologia, aprovados no PNLD 2018, o Sociologia, da Editora Scipione, e o Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, da Editora do Brasil. Esse trabalho se debruçou em investigar as formas de transposição do conhecimento científico para o conhecimento escolar, tendo por objetivos específicos a análise dos conceitos, autores, teorias e imagens presentes na obra didática. Para tanto, a metodologia utilizada foi a tabulação dos dados, construindo assim, um itinerário dos conceitos, autores, teorias e imagens mobilizadas na literatura didática, possibilitando como resultado a compreensão da religião enquanto conhecimento escolar. Palavras-chave: Religião; Livro Didático; Sociologia; Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This reaserch's general aim is to comprehend in what way religion is contitued as an object of Social Sciences in the Sociology textbooks which are present in the 2018 National Textbook Plan (Plano Nacional do Livro Didático de 2018 - PNLD 2018). Hence, the object of study is composed of two "Sociologia" textbooks, approved by the PNLD 2018, Sociologia, from Editora Scipione, and "Tempos Modernos, Tempos de Sociologia", from Editora do Brasil. This work focused on investigating ways of transposing scientific knowlegde into school knowledge, having as specific objectives the analysis of concepts, authors, theories and images present in the didactic work. Therefore, the methotology aplied was the tabulaton of the data, thus building an itinerary of the concepts, authors, theories and images mobilized in the didactic literature, enabling as a result the comprehention of religion as a school knowledge. Keywords: Religion; Textbook; Sociology; Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.pt_BR
dc.format.extent116 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectReligião na literaturapt_BR
dc.subjectPlano Nacional do Livro e Leitura (Brasil)pt_BR
dc.titleA religião nos livros didáticos de sociologia no PNLD 2018pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples