• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A religião nos livros didáticos de sociologia no PNLD 2018

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANDRE FABRICIO DE SOUZA.pdf (6.856Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Souza, André Fabrício de, 1991-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é compreender de que maneira a religião se constitui como objeto das Ciências Sociais nos livros didáticos de Sociologia presente no Plano Nacional do Livro Didático de 2018. Para tanto, os objetos de estudo são compostos por dois livros de Sociologia, aprovados no PNLD 2018, o Sociologia, da Editora Scipione, e o Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, da Editora do Brasil. Esse trabalho se debruçou em investigar as formas de transposição do conhecimento científico para o conhecimento escolar, tendo por objetivos específicos a análise dos conceitos, autores, teorias e imagens presentes na obra didática. Para tanto, a metodologia utilizada foi a tabulação dos dados, construindo assim, um itinerário dos conceitos, autores, teorias e imagens mobilizadas na literatura didática, possibilitando como resultado a compreensão da religião enquanto conhecimento escolar. Palavras-chave: Religião; Livro Didático; Sociologia; Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.
     
    Abstract: This reaserch's general aim is to comprehend in what way religion is contitued as an object of Social Sciences in the Sociology textbooks which are present in the 2018 National Textbook Plan (Plano Nacional do Livro Didático de 2018 - PNLD 2018). Hence, the object of study is composed of two "Sociologia" textbooks, approved by the PNLD 2018, Sociologia, from Editora Scipione, and "Tempos Modernos, Tempos de Sociologia", from Editora do Brasil. This work focused on investigating ways of transposing scientific knowlegde into school knowledge, having as specific objectives the analysis of concepts, authors, theories and images present in the didactic work. Therefore, the methotology aplied was the tabulaton of the data, thus building an itinerary of the concepts, authors, theories and images mobilized in the didactic literature, enabling as a result the comprehention of religion as a school knowledge. Keywords: Religion; Textbook; Sociology; Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70174
    Collections
    • Dissertações [29]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV