Meritocracia : avaliação sistemática de processos comportamentais presentes nos contextos de ocorrência do conceito em amostra da literatura especializada
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Cechetto, Luccas Danniel Maier, 1987-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O primeiro registro do termo meritocracia se deu em 1956, mas seus princípios podem ser encontrados desde Confúcio, a partir do século V AC, no contexto da alocação de cargos na burocracia governamental chinesa. No ocidente, os princípios protestantes, apontados como os principais pilares filosóficos do que veio a constituir o ideal meritocrático ocidental, foram levados por seus pregadores, que fugiam da perseguição da coroa inglesa, para as colônias inglesas nos EUA A fim de aumentar a visibilidade sobre a relevância dos debates sobre meritocracia para a comunidade analítico-comportamental e oferecendo subsídios a partir do behaviorismo radical para possíveis discussões, buscou-se avaliar criticamente o uso do termo 'meritocracia' em amostra da literatura acadêmica especializada. A partir da organização dos resultados, buscou-se: (a) definir o problema: identificar as condições de estímulo que controlam o uso do termo meritocracia (ou meritocracy) em literatura selecionada e avaliar criticamente tais usos, buscando subsidiar uma possível interpretação do conceito, a partir de conceitos do behaviorismo radical e da análise do comportamento; (b) especificar as informações: identificar os controles mais recorrentes no uso do termo na literatura em geral; (c) selecionar as fontes: adoção do Portal de Períodicos CAPES como base de dados com amostra representativa da literatura acadêmica de alta qualidade sobre o tema, selecionando artigos revisados por pares em inglês, português e espanhol que apresentassem o termo 'meritocracia' ou 'meritocracy' no título e no corpo do texto; além de uso do critério SCImago Journal & Country Rank (SJR) ? 1 para os periódicos; (d) levantar as informações: sistematização das ocorrências de palavras com o radical merit- nos textos; classificação nas áreas do saber, segundo classificação do SJR e; divisão dos estudos em teóricos e empíricos, e, por fim; (e) tratar as informações: além da própria seleção da literatura; identificação dos controles mais recorrentes em termos (1) das áreas do saber, (2) do tipo de estudo, (3) dos disparadores de debate mais frequentes, (4) das metodologias e (5) das conclusões. Esse tratamento das informações também envolveu uma avaliação crítica, a partir dos princípios do behaviorismo radical, dos usos mais frequentes de 'meritocracia'. As áreas que mais tiveram publicações sobre o tema foram: Ciências Sociais, Psicologia e Educação. Nas discussões contemporâneas nessas áreas, a distinção entre a proposta oriental e ocidental atravessa boa parte dos artigos aqui analisados. Quando a discussão orbita em torno de métodos de seleção (ou admissão, promoção etc.), a meritocracia é tratada como sistema de justiça distributiva, segundo o qual os bens sociais (i.e.: acesso à saúde) seriam distribuídos da maneira mais justa. Quando é discutida à luz do "Sonho Americano", costuma ser tratada como ideologia hierarquizante, ou que justifica o sistema como está (desigual e estratificado). Além disso, outros temas recorrentes nos trabalhos aqui expostos são as relações entre crença na meritocracia e percepção de desigualdades e de discriminação; os critérios utilizados para aferir mérito; a ênfase nas credenciais acadêmicas como demonstradoras de mérito; e os efeitos do discurso meritocrático no sistema educacional. Algumas possibilidades de debates são apontadas para os analistas do comportamento, envolvendo agências de controle, a discussão skinneriana sobre liberdade e dignidade e a teoria das molduras relacionais. Palavras-chave: mérito, meritocracia, análise do comportamento, ideologia, sistema de distribuição. Abstract: The first register of the term 'meritocracy' is found in 1956, but its principles date back do Confucius, from the 5th century BC and onwards, in the context of professional assignment in the Chinese government bureaucracy. In the West, Protestant principles, pointed out as the main philosophical pillars of what came to constitute the Western meritocratic ideal, were taken by their preachers, who fled from the persecution of the Crown of England, to the English colonies in the U.S.A. In order to increase visibility on the relevance of the debates on meritocracy for the analytic-behavioral community and, also, to offer insights from radical behaviorism for possible discussions, the use of the term 'meritocracy' was critically evaluated in a sample of specialized academic literature. After organizing the results, we sought to: (a) define the problem: identifying the stimulus conditions that control the use of the term meritocracy in selected literature and critically evaluating such uses, seeking to provide a possible interpretation of the concept, based on concepts of radical behaviorism; (b) specify the information: identifying the most recurrent controls in the use of the term in literature overall; (c) select the sources: adoption of the Portal de Periódicos da CAPES as a database with a representative sample of high-quality academic literature on the subject, selecting peer-reviewed articles in English, Portuguese and Spanish that present the term 'meritocracia' or 'meritocracy' in the title and body of the text; in addition to using the SCImago Journal & Country Rank (SJR) ? 1 criterion for journals; (d) gather the information: systematization of the occurrences of words with the radical merit- in the articles; categorization in the fields of scientifical knowledge, according to the SJR classification and; division into theoretical and empirical researches, and, finally; (e) treat the information: besides the literature selection itself; identification of the most recurrent controls regarding the (1) fields of knowledge, (2) type of study, (3) most frequent debate triggers, (4) methodologies and (5) conclusions. This treatment of information also involved a critical evaluation, based on the principles of radical behaviorism, of the most frequent uses of 'meritocracy'. The areas that had most publications on the subject were: Social Sciences, Psychology and Education. In contemporary discussions in these areas, the distinction between the Eastern and Western proposal populates most of the articles analyzed here. When the discussion revolves around methods of selection (or admission, promotion, etc.), meritocracy is treated as a system of distributive justice, according to which social goods (i.e.: works) would be distributed in the most equitable manner. When discussed in the light of the "American Dream", it is usually treated as a hierarchical ideology, or one that justifies the system as it is (unequal and stratified). In addition, the relationships between belief in meritocracy and the perception of inequalities and discrimination; the criteria used to assess merit; the emphasis on academic credentials as demonstrators of merit; and the effects of meritocratic discourse on the educational system are other recurrent themes in the articles presented here. Some possibilities of debates are pointed out for behavior analysts, including control agencies, the Skinnerian discussion about freedom and dignity, and the relational frame theory. Keywords: merit, meritocracy, behavior analysis, ideology, distribution system
Collections
- Dissertações [245]