Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Marcelo Silva da, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Fabricio da, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-18T22:58:49Z
dc.date.available2021-03-18T22:58:49Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69892
dc.descriptionOrientação: Marcelo S. da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta o estudo realizado durante o processo de formação acadêmica em Licenciatura em Educação Física, destacando em especial minha trajetória com a Dança Breaking e, nos últimos semestres do curso, a experiência com o ensino dessa dança com estudantes Surdos. Nosso objetivo ao desenvolver a experiência de ensino foi: verificar as possibilidades e dificuldades de uma experiência de ensino da Dança Breaking para alunos surdos em uma escola estadual bilíngue na cidade de Paranaguá, PR. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação ou pesquisa formação, onde ao mesmo tempo que fomos planejando e implementando as atividades do estágio realizamos os registros de campo para a análise subsequente da experiência. A partir dos elementos encontrados dividimos nossa análise em quatro categorias: A Implementação da Proposta; Conhecimentos adquiridos; Dificuldades para Implementação do Ensino da Dança e Benefícios e Possibilidades da dança breaking para o aluno surdo. Como principais resultados podemos encontrar as seguintes questões: Ter uma proposta de ensino planejada, conhecendo as estruturas do local, os funcionários e o público alvo. Cada aula é um conhecimento adquirido diferenciado, seja na forma de se comunicar, quanto no ensino prático da dança que passou ao entendimento que somente vendo os movimentos, não significa que o aluno realmente aprendeu e entendeu. Dificuldades de trabalhar com um público não ouvinte com faixas etárias diferentes com coordenação motora distinta, bem como a falta de fluência em Libras. Benefícios e possibilidades da dança breaking para esse público que está diretamente ligada ao método em que o professor organizará as aulas e sua aproximação com essa modalidade de dança, com tópicos importantes que geraram um estágio supervisionado com alunos surdos, com sucesso.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectDança para crianças com deficiênciapt_BR
dc.subjectDança na educaçãopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência auditiva - Educaçãopt_BR
dc.titleUma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdospt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples