dc.contributor.advisor | Silva, Marcelo Silva da, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.author | Fonseca, Fabricio da, 1994- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-18T22:58:49Z | |
dc.date.available | 2021-03-18T22:58:49Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/69892 | |
dc.description | Orientação: Marcelo S. da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta o estudo realizado durante o processo de formação acadêmica em Licenciatura em Educação Física, destacando em especial minha trajetória com a Dança Breaking e, nos últimos semestres do curso, a experiência com o ensino dessa dança com estudantes Surdos. Nosso objetivo ao desenvolver a experiência de ensino foi: verificar as possibilidades e dificuldades de uma experiência de ensino da Dança Breaking para alunos surdos em uma escola estadual bilíngue na cidade de Paranaguá, PR. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação ou pesquisa formação, onde ao mesmo tempo que fomos planejando e implementando as atividades do estágio realizamos os registros de campo para a análise subsequente da experiência. A partir dos elementos encontrados dividimos nossa análise em quatro categorias: A Implementação da Proposta; Conhecimentos adquiridos; Dificuldades para Implementação do Ensino da Dança e Benefícios e Possibilidades da dança breaking para o aluno surdo. Como principais resultados podemos encontrar as seguintes questões: Ter uma proposta de ensino planejada, conhecendo as estruturas do local, os funcionários e o público alvo. Cada aula é um conhecimento adquirido diferenciado, seja na forma de se comunicar, quanto no ensino prático da dança que passou ao entendimento que somente vendo os movimentos, não significa que o aluno realmente aprendeu e entendeu. Dificuldades de trabalhar com um público não ouvinte com faixas etárias diferentes com coordenação motora distinta, bem como a falta de fluência em Libras. Benefícios e possibilidades da dança breaking para esse público que está diretamente ligada ao método em que o professor organizará as aulas e sua aproximação com essa modalidade de dança, com tópicos importantes que geraram um estágio supervisionado com alunos surdos, com sucesso. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.relation.requires | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | pt_BR |
dc.subject | Dança para crianças com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Dança na educação | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência auditiva - Educação | pt_BR |
dc.title | Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |