CASCAES propõe royalties para índios
Resumo
São 3 recortes de jornais de fevereiro e abril de 1994, com 5 matérias que abordam questões relativas aos indígenas afetados pela construção da Itaipu. O primeiro recorte de fevereiro, do dia 08, traz matérias dos jornais Gazeta do Povo e O Estado do Paraná que apresentam a proposta de distribuição de “royalties” da geração de energia para as comunidades indígenas, feita pelo então diretor da Copel João Carlos Cascaes aos parlamentares que elaboravam a revisão constitucional do mesmo ano.
O segundo recorte, datado de 13 de fevereiro, traz duas matérias do jornal Folha de Londrina: uma delas conta a atuação do funcionário da FUNAI Ary Prág Paliano junto aos indígenas da reserva de Mangueirinha na proteção do parque e no combate à extração madeireira ilegal; a segunda discute também a concessão de “royalties” da Itaipu para os povos indígenas, desta vez amparada na Lei Orgânica de São Miguel Do Iguaçu, que, aprovada em 1989, garantia este direito aos nativos mas ainda não havia sido posta em prática.
O terceiro recorte, de 20 de abril de 1994, também da Folha de Londrina, relata uma assembleia em que os indígenas Nemboaty Guasu Guarani se reuniram para debater a revisão constitucional supracitada. A curta matéria também conta que a comunidade anfitriã da assembleia logo teria suas terras invadidas pelo nível da água ascendente da reserva de Itaipu e ainda não possuíam uma nova área para se instalarem.
Collections
- Povos tradicionais [770]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: