Narrativas míticas e alegóricas no ensino de filosofia
Resumo
Resumo: O objetivo da dissertação é o desenvolvimento formal e conceitual de um método didático que visa a utilização sistemática de mitos para introduzir temas e discussões filosóficas no ensino médio. A partir de experiências práticas, buscamos avaliar a receptividade dos jovens quanto a certos mitos e personagens míticos que são capazes de introduzir e fomentar discussões filosóficas importantes. O objetivo é aumentar o envolvimento dos alunos com a filosofia por meio de métodos didáticos, que contemplem o uso de mitologias na abordagem de temas filosóficos, especialmente a greco-romana. Os personagens míticos refletem arquétipos comuns da humanidade, por se verem às voltas com conflitos humanos ou dilemas morais com os quais muitas vezes o jovem adolescente se identifica. São inúmeros os exemplos úteis para serem utilizados em sala de aula: comparações entre os dilemas dos personagens homéricos e as questões morais, éticas e políticas; entre as cosmologias das mais diversas mitologias e as questões metafísicas e ontológicas, que levam a excelentes resultados pedagógicos. O público-alvo específico são estudantes do Ensino Médio, o que não significa que as atividades não possam ser replicadas em outros níveis educacionais. Com o propósito de despertar o interesse dos alunos, pretende-se apresentar os temas filosóficos a partir de exemplos clássicos das mitologias antigas a partir de um método didático que contemple diferentes áreas do conhecimento filosófico e seus representantes mais proeminentes, relacionando suas principais discussões a circunstâncias peculiares referentes a certos personagens e narrativas de modo que possam ser significativamente utilizados como referências para a reflexão filosófica contemporânea. Palavras-chave: Metodologia de ensino de filosofia; método didático; mitologia; mito e filosofia; ensino de filosofia. Abstract: The objective of the dissertation is the formal and conceptual development of a didactic method that aims at the systematic use of myths to introduce themes and philosophical discussions in high school. Based on practical experiences, we seek to assess the receptivity of young people to certain myths and mythical characters who are capable of introducing and fostering important philosophical discussions. The objective is to increase the students' involvement with philosophy through didactic methods, which include the use of mythologies in the approach of philosophical themes, especially the Greco-Roman. The mythical characters reflect common archetypes of humanity, as they are faced with human conflicts or moral dilemmas with which the young teenager often identifies. There are countless useful examples to be used in the classroom: comparisons between the dilemmas of the Homeric characters and the moral, ethical and political issues; or between the cosmologies of the most diverse mythologies and the metaphysical and ontological issues, lead to excellent pedagogical results. The specific target audience is high school students, which does not mean that the activities cannot be replicated at other educational levels. With the purpose of arousing the interest of students, it is intended to present the philosophical themes from classic examples of ancient mythologies from a didactic method that contemplates different areas of philosophical knowledge and its most prominent representatives, relating their main discussions to circumstances peculiar to certain characters and narratives so that they can be significantly used as references for contemporary philosophical reflection. Keywords: Philosophy teaching methodology; didactic method; mythology; myth and philosophy; philosophy teaching.
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