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dc.contributor.advisorDe Luca, Gabriel Gomes, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorHeimoski, Maria Eduarda, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-22T22:56:22Z
dc.date.available2021-01-22T22:56:22Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69163
dc.descriptionOrientador: Professor Doutor Gabriel Gomes de Lucapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 06/05/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 207-223pt_BR
dc.description.abstractResumo: A Economia Solidária (EcoSol) é um modelo econômico comprometido aos princípios da solidariedade, relações igualitárias, cooperação, democracia e autogestão. Dados estatísticos somados a literatura científica da área explicitam que umas das principais dificuldades encontradas ao desenvolver um empreendimento econômico-solidário (EES) é efetivar a prática autogestionária. Algumas hipóteses que explicam essa dificuldade é a mudança do sistema heterogestionário para o autogestionário, a quantidade de sócio-trabalhadores envolvidos no processo de tomada de decisão, a baixa quantidade de estímulos e reforçadores positivos, a busca por capacitações na temática apenas em momentos de necessidade, entre outras. As capacitações voltadas para a EcoSol e autogestão surgem como uma possibilidade de amenizar ou resolver as dificuldades encontradas pelos EES. Com isso, esta pesquisa objetivou identificar as características dos componentes das classes de comportamento constituintes da classe geral "Autogerir empreendimento econômico-solidário". Para tanto foram utilizados conhecimentos e procedimentos sistematizados pela Programação de Condições de Desenvolvimento de Comportamentos. O processo de identificar comportamentos ocorreu por meio de um artigo científico sobre gestão de EES, do qual foram destacados 53 trechos que possibilitaram identificar 303 comportamentos. Esses 303 comportamentos foram organizados em um sistema comportamental que possibilitou identificar lacunas no sistema comportamental. A partir dessas lacunas foram decompostos mais 243 comportamentos. O sistema comportamental final da classe geral "Autogerir empreendimento econômico-solidário" é composto de 546 comportamentos, agrupados em seis classes gerais de comportamento. As classes gerais são "Avaliar correspondência entre princípios da EcoSol e a prática econômico-solidária", "Planejar prática econômico-solidária do EES", "Executar prática econômico-solidária planejada", "Avaliar prática econômico-solidária executada pelo EES", "Produzir conhecimento sobre EcoSol" e "Divulgar conhecimento sobre EcoSol". A identificação desses comportamentos possibilita desenvolver programas de ensino que desenvolvam o repertório autogesitonário e, assim, aumentem a probabilidade dos EES a efetivarem a prática econômico-solidária. Palavras-chave: Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos, Autogestão, Economia Solidária, Empreendimentos EconômicoSolidários, Psicologia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Solidary Economy is an economic model committed to the principles of solidarity, egalitarian relations, cooperation, democracy and self-management. Statistical data added to the scientific literature in the area explain that one of the main difficulties encountered when developing an economic-solidary enterprise is to implement the selfmanagement practice. Some hypotheses that explain this difficulty are the change from the heterogestionary to the self-management system, the number of socio-workers involved in the decision-making process, the low amount of positive stimuli and reinforcers, the enterprises only search for training on the subject in times of need, among others. The training focused on Solidary Economy and self-management appears as a possibility to alleviate or solve the difficulties encountered by this type of enterprise. Thus, this research aimed to identify the characteristics of the components of behavior classes that constitute the general class of "Self-managing an economicsolidary enterprise". For that, knowledge and procedures systematized by the Contingency Program for Behavior Development were used. The process of identifying behaviors occurred through a scientific article on economic-solidary enterprise management, of which 53 excerpts were highlighted that made it possible to identify 303 behaviors. These 303 behaviors were organized in a behavioral system that made it possible to identify gaps in the behavioral chain. From these gaps, 243 more behaviors were decomposed. The final behavioral system of the general class "Self-managing economic-solidary enterprise" is composed of 546 behaviors, grouped into six general classes of behavior. The general classes are "Evaluate correspondence between Solidary Economy principles and economic-solidarity practice", "Plan econimic-solidary enterprise", "Execute economic-solidarity practice", "Evaluate economic-solidarity practice performed by the enterprise", "Produce knowledge about Solidary Economy" and "Disseminate knowledge about Solidary Economy". The identification of these behaviors makes it possible to develop teaching programs that develop the selfmanagerial repertoire. Keywords: Contingency Program for Behavior Development, Self-management, Solidary Economy, Economic-solidary enterprise, Psychology.pt_BR
dc.format.extent575 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamento humano - Psicologiapt_BR
dc.subjectSolidariedadept_BR
dc.subjectEconomia socialpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleComportamentos da classe geral "autogerir empreendimentos econômico-solidários" organizados em um sistema comportamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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