Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPeters, Ana Paula, 1993-pt_BR
dc.contributor.authorPinto, Camile Tatiane Oliveira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-03T22:41:55Z
dc.date.available2022-05-03T22:41:55Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68707
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ana Paula Peterspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 03/04/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 112-119pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação Musical e Cogniçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa propõe e analisa o repertório do choro na construção do conhecimento musical no contexto da educação básica. Entre os primeiros gêneros da música popular brasileira, o choro é um gênero predominantemente instrumental que pode ser explorado na sala de aula. A partir da audição musical ativa de Wuytack e Palheiros (1995) buscou-se preservar o caráter vivencial do choro e estimular a aprendizagem por meio da interação nas atividades de apreciação musical. A Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman (1986) é o referencial que fundamentou a prática desenvolvida, bem como análise de dados. Foi realizada uma pesquisa-ação com uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Curitiba. O choro foi o repertório das propostas de apreciação musical ativa, e um questionário verificou o desenvolvimento dos elementos do discurso musical: materiais sonoros, caráter expressivo e forma antes e após as aulas ministradas. A análise quantitativa e qualitativa mostrou que o choro pode contribuir para o ensino e aprendizagem musical no ensino básico. Com isso, busca-se fornecer horizontes para que a música brasileira integre currículos e práticas escolares e que o desenvolvimento musical ocorra por meio do envolvimento ativo com a música. Palavras-chave: choro; educação musical escolar; apreciação musical ativa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research proposes and analyzes the repertoire of choro in the construction of musical knowledge in the context of basic education. Among the first genres of Brazilian popular music, choro is a predominantly instrumental genre that can be explored in the classroom. Based on the active musical appreciation of Wuytack and Palheiros (1995), we sought to preserve the experiential character of choro and encourage learning through interaction in the activities of musical appreciation. The Spiral Theory of Music Development by Swanwick and Tillman (1986) is the reference that founded the developed practice, as well as data analysis. An action research was carried out with a class from the early years of elementary school in a municipal school in Curitiba. Choro was the repertoire of proposals for active musical appreciation, and a questionnaire verified the development of the musical discourse, sound material, expressive character and form before and after the classes taught. Quantitative and qualitative analysis showed that choro can contribute to the teaching and learning of music in basic education. With this, we seek to provide horizons for Brazilian music to integrate curricula and school practices, and for the construction of knowledge to occur through active involvement with music. Keywords: choro; music education in the school; active musical appreciationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectChoro (Música)pt_BR
dc.subjectEducaçao musicalpt_BR
dc.titleO choro na educação básica : a construção do conhecimento musical por meio da apreciação do repertório do choropt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples