Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Lincoln Thiengo, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherLüders, Valéria, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T14:03:13Z
dc.date.available2021-12-20T14:03:13Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68692
dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Valéria Lüderspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 13/04/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 168-174pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo geral proposto para esta pesquisa (Parecer CEP/SD/UFPR n. 3.328.684, de 16/05/2019), foi o de estudar o uso de desenhos animados com música de concerto como material pedagógico de apreciação musical com crianças de três a sete anos de idade. Os objetivos específicos foram: 1) observar a participação e o interesse dos alunos pela atividade de apreciação musical com desenhos animados com música de concerto; 2) conhecer as percepções dos alunos referentes às relações entre imagem e música nestes desenhos; e 3) conhecer as percepções dos alunos referentes aos elementos musicais presentes nestes desenhos. Sendo uma arte baseada na organização dos sons, a música foi feita para ser soada e ouvida. Neste sentido, Swanwick (1979, p.43) afirma que a apreciação musical "é a razão central da existência da música e o objetivo último e constante da Educação Musical". Considerando isso, foi realizada uma pesquisa participante de natureza qualitativa na qual desenhos animados com música de concerto foram utilizados nas aulas de música como atividade de apreciação. Foi desenvolvido um protocolo ao longo de sete aulas no qual os alunos ouviram obras de concerto com e sem as animações. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas em grupo e por meio da observação participante do professor/pesquisador. Entendendo que as linguagens das animações se comunicam de diversas maneiras com o universo infantil, por intermédio da linguagem lúdica, cômica e fantástica, a hipótese deste estudo foi a de que os desenhos animados com música de concerto poderiam ser utilizados na Educação Musical como uma atividade direcionada de apreciação. Os resultados apontaram que, após assistirem às animações, os alunos foram capazes de citar instrumentos, andamentos, dinâmicas e as relações entre som e imagem, além de entoarem alguns trechos melódicos. A aplicação destes desenhos em aula auxiliou no trabalho de apreciação musical com música de concerto, envolvendo as crianças e desenvolvendo seus conhecimentos musicais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective proposed for this research (Parecer CEP/SD/UFPR n. 3,328,684, de 16/05/2019), was to study the use of classical music cartoons like an educational material for music appreciation with children from three to seven years old. The specific objectives were: 1) observe students participation and interest about music appreciation activity with classical music cartoons; 2) know the students perceptions regarding the relations between image and music in these cartoons; and 3) know the students perceptions regarding the music elements in these cartoons. Being an art based on the sound organization, the music was made to be played and listened. In this sense, Swanwick (1979, p.43) states that music appreciation "is the central reason for the existence of music and the ultimate and constant goal of Music Education". In view of this, we conducted here a participant research by a qualitative approach, where classical music cartoons were used in music classes like a music appreciation activity. A protocol was developed over seven classes, where the students listened to classical music with and without these cartoons. The data was collected through group semi-structured interviews also participating observations made by teacher/researcher. Considering that cartoons languages communicate by many ways with children's universe, through a playful, comical and fantastic language, the hypothesis of this study was that classical music cartoons could be used for Music Education like a guided activity for music appreciation. The results showed that, after watching these videos, the students were able to cite instruments, tempos, dynamics and the relations between sound and image, and also to sing some melodic passages. The use of these cartoons in the classes helped for the classical music appreciation work, engaging the children and developing their music knowledges.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (178 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusica - Analise, apreciaçãopt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleA experiência de apreciação de música de concerto (música erudita) na exibição de desenhos animados : possibilidades pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples