Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCzajka, Rodrigo, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Nailon Ferreira, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-08T00:03:51Z
dc.date.available2021-06-08T00:03:51Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68567
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Czajkapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 27/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 65-66pt_BR
dc.description.abstractResumo: Com o objetivo de analisar as características da sociologia como componente curricular importante em escolas particulares, os estudos foram centralizados em duas escolas do Grupo Marista de Curitiba, Colégio Santa Maria e Colégio Anjo da Guarda. Para tanto, foi necessário analisar as bibliografias sobre o ensino de sociologia no Brasil e as discussões entre a educação pública e privada no país envolvidos na construção das leis de diretrizes e base da educação básica. Também buscou analisar a sociologia escolar, a partir de documentos produzidos pelas escolas, entrevistas com professores e questionários com os estudantes de sociologia, com o auxílio da teoria de Durkheim, Bourdieu e Elias. O estudo demostrou a importância prática da sociologia escolar na argumentação e interpretação de textos; a influência de elementos da religiosidade cristã católica nas aulas de sociologia; e as particularidades das aulas de sociologia voltadas a um público de elite econômica, social e política. Palavras chaves: Ensino de sociologia, educação particular, sociologia escolarpt_BR
dc.description.abstractAbstract: In order to analyze the characteristics of sociology as an important curricular component in private schools, studies centered on two schools of the Marist Group of Curitiba, Colégio Santa Maria and Colégio Anjo da Guarda. For that, it was necessary to analyze as bibliographies on the teaching of sociology in Brazil and as discussions between public and private education in the country involved in the construction of basic laws and basic education. It also sought to analyze school sociology, based on documents used by schools, interviews with teachers and questionnaires with students of sociology, with the help of the theory of Durkheim, Bourdieu and Elias. The study demonstrates the importance of school sociology in the argumentation and interpretation of texts; an influence of elements of Christian religiosity in sociology classes; and as particularities of sociology classes aimed at a public of economic, social and political elite. Keywords: Sociology teaching, private education, school sociologypt_BR
dc.format.extent97 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolas particularespt_BR
dc.titleEnsino de sociologia em escola particular : análise de escolas maristaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples