• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016032P2 Programa de Pós-Graduação em Sociologia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016032P2 Programa de Pós-Graduação em Sociologia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ensino de sociologia em escola particular : análise de escolas maristas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - NAILON FERRREIRA SILVEIRA.pdf (1.376Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Silveira, Nailon Ferreira, 1983-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Com o objetivo de analisar as características da sociologia como componente curricular importante em escolas particulares, os estudos foram centralizados em duas escolas do Grupo Marista de Curitiba, Colégio Santa Maria e Colégio Anjo da Guarda. Para tanto, foi necessário analisar as bibliografias sobre o ensino de sociologia no Brasil e as discussões entre a educação pública e privada no país envolvidos na construção das leis de diretrizes e base da educação básica. Também buscou analisar a sociologia escolar, a partir de documentos produzidos pelas escolas, entrevistas com professores e questionários com os estudantes de sociologia, com o auxílio da teoria de Durkheim, Bourdieu e Elias. O estudo demostrou a importância prática da sociologia escolar na argumentação e interpretação de textos; a influência de elementos da religiosidade cristã católica nas aulas de sociologia; e as particularidades das aulas de sociologia voltadas a um público de elite econômica, social e política. Palavras chaves: Ensino de sociologia, educação particular, sociologia escolar
     
    Abstract: In order to analyze the characteristics of sociology as an important curricular component in private schools, studies centered on two schools of the Marist Group of Curitiba, Colégio Santa Maria and Colégio Anjo da Guarda. For that, it was necessary to analyze as bibliographies on the teaching of sociology in Brazil and as discussions between public and private education in the country involved in the construction of basic laws and basic education. It also sought to analyze school sociology, based on documents used by schools, interviews with teachers and questionnaires with students of sociology, with the help of the theory of Durkheim, Bourdieu and Elias. The study demonstrates the importance of school sociology in the argumentation and interpretation of texts; an influence of elements of Christian religiosity in sociology classes; and as particularities of sociology classes aimed at a public of economic, social and political elite. Keywords: Sociology teaching, private education, school sociology
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68567
    Collections
    • Dissertações [176]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV