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dc.contributor.authorConceição, Cíntia Silva dapt_BR
dc.contributor.otherLima, Myrian Del Vecchio de, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-13T17:38:33Z
dc.date.available2021-12-13T17:38:33Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68529
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Myrian Del Vecchio de Limapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 31/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 267-275pt_BR
dc.description.abstractResumo: Por um período, em especial durante e logo após a fase denominada New Journalism, o jornalismo literário esteve atrelado, em especial, a revistas e livros-reportagem devido à característica que é central nesse gênero, o aprofundamento no tema. Nos websites jornalísticos, matérias mais longas e verticalizadas foram evitadas no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, alegando-se falta de hábito dos leitores (CANAVILHAS, 2003). O cenário muda com a popularização dos dispositivos móveis digitais, o estabelecimento de uma cultura digital e o investimento dos veículos jornalísticos no estilo longform. No jornalismo brasileiro, destaca-se, desde outubro de 2014, o TAB UOL, uma plataforma de reportagens multimídia com layout interativo, definida como objeto empírico desta pesquisa, a partir do questionamento: quais características do jornalismo literário são identificáveis nas narrativas multimídia do TAB e como elas estão sendo adaptadas para a plataforma digital? O objetivo principal é compreender de que forma as características do jornalismo literário vêm sendo integradas ao conteúdo multimídia do webjornalismo. Tais características são tomadas com base nos estudos sobre jornalismo literário de Kramer (1995), Wolfe (2005), Pena (2017) e Lima (2009b). A metodologia apresenta caráter qualitativo-quantitativo, que utiliza em parte, a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para interpretar quatro edições do TAB. A etapa quantitativa preliminar - que teve como foco 176 edições publicadas no período de outubro de 2014 a dezembro de 2018 -, foi fundamental para obtenção de dados relacionados à presença dos recursos multimídia no TAB e as principais características jornalístico-literárias, que foram agrupadas em cinco categorias com base no critério de similaridade. No segundo momento, qualitativo, realizou-se a análise interpretativa de quatro edições selecionadas por meio de critérios derivados da análise quantitativa. As edições foram classificadas de acordo com a categorização apresentada por Giles e Hitch (2017) - Jornalismo Literário Multimídia Aprimorado, Integrado e Interativo. Ao final da dissertação, pode-se perceber que o jornalismo literário praticado no espaço de escrita digital se apropria dos elementos multimídia como uma forma de potencializar a experiência do leitor durante o consumo da narrativa, se adaptando de diferentes maneiras para se adequar ao tema tratado, mas o texto continua sendo o elemento central da narrativa. Palavras-chave: Cultura Digital; Jornalismo Literário; Webjornalismo; Longform; UOL TABpt_BR
dc.description.abstractAbstract: For a period, especially during and shortly after the phase called New Journalism, literary journalism was linked, in particular, to magazines and books due to the characteristic that is central in this genre, the deepening of the theme. On journalistic websites, longer and more vertical stories were avoided in the late 1990s and early 2000s, alleging a lack of habit among readers (CANAVILHAS, 2003). The scenario changes with the popularization of digital mobile devices, the establishment of a digital culture and the investment of longform-style news media. In Brazilian journalism, TAB UOL stands out since October 2014, a multimedia reporting platform with interactive layout, defined as the empirical object of this research, based on the question: which characteristics of literary journalism are identifiable in the multimedia narratives of TAB and how are they being adapted for the digital platform? The main objective is to understand how the characteristics of literary journalism have been integrated into the multimedia content of webjournalism. Such characteristics are taken based on the studies on literary journalism by Kramer (1995), Wolfe (2005), Pena (2017) and Lima (2009b). The methodology has a qualitative-quantitative character, which uses, in part, content analysis (BARDIN, 2011) to interpret four editions of the TAB. The preliminary quantitative stage - which focused on 176 editions published from October 2014 to December 2018 - was essential to obtain data related to the presence of multimedia resources in TAB and the main journalistic-literary characteristics, which were grouped into five categories based on the similarity criterion. In the second, qualitative, the interpretative analysis of four selected editions was carried out using criteria derived from the quantitative analysis. The editions were classified according to the categorization presented by Giles and Hitch (2017) - Enhanced, Integrated and Interactive Multimedia Literary Journalism. At the end of the master's degree dissertation, it can be seen that literary journalism practiced in the digital writing space appropriates the multimedia elements as a way to enhance the reader's experience during the consumption of the narrative, adapting in different ways to suit the theme treated , but the text remains the central element of the narrative. Keywords: Digital Culture; Literary Journalism; Webjournalism; Longform; UOL TABpt_BR
dc.format.extent1 arquivo (291 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectWebjornalismopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleGênero híbrido em metamorfose : análise das características jornalístico-literárias nas edições da plataforma digiral UOL TAB (2014-2018)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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