Grupos de pais em instituições : contribuições da psicanálise
Resumo
Resumo: O presente estudo investiga as ações com grupos de pais ofertadas em instituições públicas de tratamento para crianças, com o propósito de defender a possibilidade de uma articulação desse trabalho com a psicanálise. Embora não seja possível estabelecer uma relação de causalidade entre a estruturação de um sujeito e a posição dos pais, não se pode ignorar o fato de que o sujeito se estrutura a partir do campo do Outro. Essa temática abre espaço de discussão sobre o funcionamento do grupo de pais e como o trabalho coletivo pode visar o singular. Propomos uma investigação teórico-clínica acerca do funcionamento dos grupos de pais, os quais são largamente utilizados em instituições de saúde pública como o CAPSi - Centro de Atenção Psicossocial Infantil. Assim, apresentamos pressupostos teóricos que sustentam a prática em grupos de pais iniciando por um recorte: o diagnóstico estrutural a partir do referencial da psicose não-decidida da infância. Inicialmente elencamos algumas contribuições de Lacan acerca da psicose na criança com base nos textos da década de 60 e da articulação feita pelo autor com a obra de Maud Mannoni, especialmente sobre as semelhanças que ela identificou na posição de algumas "crianças débeis" em relação ao desejo de suas mães e as aproximações que ele propôs no Seminário 11 sobre o sujeito na psicose. Buscamos autores contemporâneos que propõem o termo "psicose não-decidida da infância" como um diagnóstico que leva em consideração a estruturação do sujeito, composta por movimentos de inscrição e confirmação de operações psíquicas que acontecem nesse fértil momento de captura da criança no campo da linguagem. Através do conceito de transferência analisamos o lugar dos pais na psicanálise com crianças em instituições a partir de Freud e de Lacan. A seguir, discutimos possibilidades de um trabalho com grupos de pais em instituições numa perspectiva psicanalítica através de recortes clínicos, levantando três funções presentes: a função do analista, a função da instituição e a função dos pais. Concluimos que esse trabalho pode promover mudanças significativas no laço entre pais e filhos. Palavras-chave: Psicanálise com crianças. Psicose. Grupo de pais. Psicanálise em instituição. Lacan. Abstract: The present study investigates the actions with groups of parents offered in public institutions of treatment for children, with the purpose of defending the possibility of an articulation of this work with psychoanalysis. Although it is not possible to establish a causal relationship between the structuring of a subject and the position of the parents, we cannot ignore the fact that the subject is structured from the Other's field. This theme opens space for discussion about the functioning of the group of parents and how collective work can target the singular. We propose a theoreticalclinical investigation about the functioning of groups of parents, which are widely used in public health institutions such as CAPSi - Child Psychosocial Care Center. Thus, we present theoretical assumptions that support the practice in groups of parents starting with an outline: the structural diagnosis based on the framework of undecided childhood psychosis. Initially, we list some contributions by Lacan about psychosis in children based on the texts of the 60s and the articulation made by the author with the work of Maud Mannoni, especially on the similarities that she identified in the position of some "weak children" in relation to his mothers' wishes and the approaches he proposed in Seminar 11 on the subject in psychosis. We seek contemporary authors who propose the term "undecided psychosis of childhood" as a diagnosis that takes into account the structuring of the subject, consisting of movements of registration and confirmation of psychic operations that take place in this fertile moment of capturing the child in the field of language . Through the concept of transference, we analyze the place of parents in psychoanalysis with children in institutions based on Freud and Lacan. Than, we discuss the possibilities of working with groups of parents in institutions from a psychoanalytic perspective through clinical cuts, raising three functions present: the function of the analyst, the function of the institution and the function of parents. We conclude that this work can promote significant changes in the bond between parents and children. Keywords: Psychoanalysis with children. Psychosis. Parent group. Psychoanalysis in institution. Lacan.
Collections
- Dissertações [240]