• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016005P5 Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia)
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016005P5 Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia)
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação de efeitos de extratos de Piper nigrum L. sobre adultos de Sitophilus zeamais Mots., 1855 (Coleoptera, Curculionidae)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - LUCIANA MUSETTI.pdf (3.255Mb)
    Data
    1991
    Autor
    Musetti, Luciana
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A determinação do efeito tóxico de extratos acetônico e metariólico de Piper nigrum sobre Sitophilus zeamais foi feita através da exposição de adultos do inseto a grãos de milho tratados, durante 28 dias. A maior parcela da mortalidade ocorreu, em geral, até o 10º dia após a infestação. A toxicidade média do extrato acetônico foi significativamente maior (P<0,05) que a do extrato metariólico. Extratos que foram armazenados durante 1 ano (T=0°C) não apresentaram diferença significativa na toxicidade média, em comparação aos extratos frescos. Ensaios biológicos para a determinação do efeito residual das duas dosagens mais elevadas (25 e 50%) dos extratos de P. nigrum, foram realizados 15, 30, 60 e 90 dias após a aplicação dos extratos sobre os grãos de milho. Ocorreu uma diminuição do efeito tóxico proporcionalmente ao aumento do intervalo de tempo entre tratamento e infestação. 0 extrato acetônico apresentou maior persistência do efeito tóxico no período de 90 dias, em relação ao extrato metariólico. A ação fagoinibidora dos extratos foi avaliada através da comparação da quantidade, tipo e distribuição das perfurações em grãos tratados, observadas £ e 4 dias após a infestação. Esta ação foi caracterizada pela diminuição da porcentagem de grãos perfurados de acordo com o aumento da dosagem, bem como pela alteração do tipo e distribuição destas perfurações. A concentração de 50% do extrato acetônico apresentou ótima repelência, após 24 horas de exposição em ensaio de dupla escolha. Apenas 3% dos insetos utilizados no ensaio foram encontrados nos grilos tratados com o extrato, enquanto 97% foram encontrados na testemunha tratada com solvente. A mesma concentração ainda apresentou boa repelência 11 meses após o tratamento dos grãos, sendo que 12,3 % dos insetos utilizados foram encontrados nos grãos tratados com extrato. No ensaio de múltipla escolha, apenas 15,3% dos insetos liberados foram encontrados em grãos tratados com as concentrações de 25, 12,5 e 6,25% do extrato acetônico. Neste ensaio evidenciou se o aumento da repelência de acordo com o aumento da concentração. A proteção foi avaliada pela comparação da F1 de S. Zeamais nos grãos tratados com extratos e nos grãos tratados com solvente. Verificou-se que a proteção diminuiu com a diminuição tia concentração dos extratos. O extrato acetônico ofereceu 100% de proteção na concentração de 25%, enquanto o extrato metanólico ofereceu 100% de proteção apenas na concentração 50%. Esta proteção foi atribuída a um conjunto dos efeitos biológicos dos extratos sobre os insetos, incluindo toxicidade, fagoinibição e repelência.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68305
    Collections
    • Dissertações [269]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV