Comportamento informacional dos gestores de assuntos estudantis das universidades públicas brasileiras
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Souza, Rosilane de Oliveira Castro de, 1982-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Este estudo analisa o comportamento informacional dos Gestores de Assuntos Estudantis das Estudantis das Universidades Públicas Federais Brasileiras, tendo em vista, a importância do papel desempenhado por esses gestores frente à assistência estudantil e o seu engajamento na luta para torná-la um direito social e uma política pública. Analisa o contexto informacional no qual estão envolvidos, suas necessidades de informação, comportamentos de busca, uso e compartilhamento das informações. O referencial teórico apresentado conceitua os temas Informação, Comportamento Informacional, Necessidade, Busca, Uso e Compartilhamento da informação. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem mista (qualitativa e quantitativa), utilizando-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo de natureza aplicada. A coleta de dados decorreu de pesquisa bibliográfica, a aplicação de questionário, entrevista e análise documental dos documentos gerados pelo FONAPRACE e mensagens trocadas no Grupo Ciranda. Como resultados, foram apontadas necessidades de informações para sanar dúvidas, tomar decisões e gerar conhecimento. Quanto à busca por informações, foi apontado o contato pessoal como a principal fonte de informação, notou-se a presença de algumas barreiras de tempo e tecnológica (falta de um sistema padronizado e integrado). Quanto ao uso da informação, foi identificado a utilização para elaboração de políticas e ações de assistência estudantil, prestação de contas e, principalmente tomada de decisões. O compartilhamento de informação ocorre pelo grupo de e-mail Ciranda e, principalmente via WhatsApp e são levados em consideração a proximidade organizacional, a confiança e riscos percebidos. Relevância, confiabilidade e veracidade são as características de qualidade de informação consideradas mais importantes. Conclui-se que é possível melhorar o acesso dos gestores à informação que necessitam, disponibilizando o recurso e fontes relevantes e confiáveis, conscientizando-os da importância da utilização de ferramentas mais perenes que permitam o acesso, o armazenamento, a recuperação e uso da informação, permitindo-lhes tomar decisões assertivas. Palavras-chave: Informação. Comportamento Informacional. Assistência Estudantil. FONAPRACE. Abstract: This study analyzes the informational behavior of Student Affairs Managers from Federal Universities, bearing in mind, the importance of the role played by these managers in relation to student assistance and its engagement in the struggle to make it a social right and a public policy. It analyzes the informational context, in which they are involved, their information needs, search behaviors, use and sharing of information. The theoretical framework presented conceptualizes the topics Information, Information Behavior, Need, Search, Use and Information Sharing. The research is characterized as exploratory and descriptive, with a mixed approach (qualitative and quantitative), using bibliographic research and field research, being of an applied nature. Data collection was the result of bibliographic research, the application of a questionnaire, interview and document analysis of the documents generated by FONAPRACE and messages exchanged in the Ciranda Group. As a result, information needs were pointed out to answer questions, make decisions and generate knowledge. As for the search for information, personal contact was indicated as the main source of information, the presence of sometime and technological barriers was noted (lack of a standardized and integrated system). Regarding the use of information, it was identified the use for the elaboration of student assistance policies and actions, accountability and, mainly, decision making. Information is shared by the Ciranda e-mail group and, mainly, via WhatsApp, and organizational proximity, trust and perceived risks are taken into account. Relevance, reliability and veracity are the characteristics of information quality considered most importante. It is concluded that it is possible to improve the acesso of managers to the information they need, making available the resource and relevant and reliable sources, making them aware of the importance of using more perennial tools that allow access, storage, retrieval and use of information, allowing them to make assertive decisions. Keywords: Information. Informational Behavior. Student Affairs. FONAPRACE
Collections
- Dissertações [55]