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dc.contributor.advisorPinto, Pedro Plaza, 1977-pt_BR
dc.contributor.authorDória, Daniel, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T23:34:29Z
dc.date.available2021-01-18T23:34:29Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67263
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Pedro Plaza Pintopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 02/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 166-171pt_BR
dc.description.abstractResumo: Tão importante quanto estudar o passado é compreender a sua permanência no presente, seus usos e ressignificações por grupos sociais e mídias de diversos alcances e naturezas. A presente tese almeja propor, à luz da premissa exposta, uma alternativa teórico-metodológica de estudo de fontes audiovisuais que encenem recortes históricos de forma a atentar para as potencialidades semânticas da trilha sonora e do design de som enquanto recursos narrativos relevantes. Para tal, partindo da investigação do filme de 2008, Cadillac Records, e da sua relação para com a História e memória do blues e algumas de suas principais biografias, chegamos aqui a um modelo que, baseado em três conceitos novos para a ciência histórica - a ideia de parâmetro de autenticidade, de lugar sonoro histórico e de residualidade espectral -, apresenta-se como alternativa de reflexão acerca das formas pelas quais compreende-se a experiência ambiental sonora do passado, e em especial quando falamos de um tema como a história de um gênero musical, bem como investigação da consciência histórica do presente. Palavras-chave: blues, autenticidade, lugar sonoro histórico, resíduo espectral, cinema.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: It's as important to study the past as to comprehend its permanency in the present, its uses and resignifications by social groups and medias of a variety of ranges and natures. This thesis aims to propose, as the premise exposed here, a theoretical-methodological alternative to the study of audiovisual sources that plays historical segments in such a way that attempts to the semantic potentialities of the sound track and the sound design as relevant narrative resources. For such, we start from the investigation of the 2008's film, Cadillac Records, and its relation towards the blues History and memory and some of its main biographies, achieving here in a model that, based in three new concecpts for the historical science - the idea of parameter of authenticity, of historical sound place and the spectral residuality -, introduces itself as an alternative for reflection about the ways that we understand the environmental sounding experience of the past, and specially when talking about a theme such as the history of a musical gender, as long as investigation of the present historical conscience. Key words: blues, authenticity, historical sound place, spectral residual, cinema.pt_BR
dc.format.extent171 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsica e históriapt_BR
dc.subjectBlues (Música) - Históriapt_BR
dc.subjectCinema e históriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleA Chicago do Blues em Cadillac Records (2008) : pensando o lugar sonoro históricopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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