Cajedus : uma metodologia para concepção de jogos educativos para crianças surdas baseados em objetivos de aprendizagem da educação infantil
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Data
2020Autor
Galvão, Ludmilla Fernandes de Oliveira
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Resumo: A comunidade Surda, considerada uma minoria linguistica, sofre com a falta de praticas inclusivas na educacao brasileira. Apesar da existencia de leis e diretrizes pedagogicas para inclusao educacional das criancas Surdas, muitas escolas continuam as alfabetizando seguindo os moldes tradicionais. Para essas criancas o apropriado e o ensino bilingue, no qual a Libras (Lingua Brasileira de Sinais) e admitida como primeira lingua (L1) e o Portugues como segunda lingua (L2). Uma forma de auxiliar o ensino bilingue e a utilizacao de jogos digitais. Mesmo havendo jogos digitais para auxiliar a alfabetizacao de criancas Surdas, muitos nao sao completamente acessiveis ou inseridos em seu contexto e vivencia. Isso se deve a falta de conteudos da Educacao Infantil Bilingue nos jogos educativos, confeccionados em sua maioria por desenvolvedores sem vivencia com criancas Surdas ou contato com educadores. Esse trabalho tem por objetivo propor uma metodologia de criacao de jogos educativos para criancas Surdas de 4 e 5 anos, intitulada CAJEDUS (CriAcao de Jogos EDUcativos para Surdos). A metodologia, destinada a desenvolvedores de jogos, leva em conta aspectos eticos, de acessibilidade, de implementacao de jogos e educacionais baseados em documentos da Educacao Infantil brasileira. A fim de avaliar a metodologia desenvolvida, foi realizado um estudo de caso no qual desenvolvedores de jogos criaram um GDD (Game Design Document) e um prototipo de jogo educativo do genero RPG eletronico. A partir dos resultados do estudo de caso, foi possivel constatar que a metodologia foi util para a criacao de jogos educativos destinados a criancas Surdas. As dificuldades encontradas na CAJEDUS pelos desenvolvedores serviram como base para melhorar a metodologia para uma versao mais robusta, simples e pratica. Portanto, a partir da CAJEDUS os desenvolvedores podem criar jogos educativos para criancas Surdas de acordo com os objetivos de aprendizagem da Educacao Infantil Bilingue, num processo de sensibilizacao e conscientizacao a fim de compreender as necessidades e interesses das criancas, e levar esses conhecimentos para projetos futuros. Palavras-chave: Jogos Educativos, Metodologia de Criacao de Jogos, Criancas Surdas, Game Design Document, Educacao Infantil Bilingue Abstract: The Deaf community, considered a linguistic minority, suffers from the lack of inclusive practices in Brazilian education. Although there are laws and pedagogical guidelines for the educational inclusion of Deaf children, many schools continue to literate them in traditional ways. For these children, bilingual education is more appropriate, in which Libras, the Brazilian Sign Language, is admitted as first language (L1) and Portuguese as second language (L2). One way to assist bilingual education is the use of digital games. Even though there are digital games to aid the literacy of Deaf children, many are not completely accessible or interesting to their context and experience. This is due to the lack of educational content from the Bilingual Early Childhood Education in the educational games, mostly made by developers without experience with Deaf children or contact with educators. This work aims to propose a methodology for creating educational games for Deaf children aged 4 and 5, entitled CAJEDUS (Creation of Educational Games for the Deaf). The methodology, aimed at game developers, takes into account ethical, accessibility, implementation of games and educational aspects of educational games based on documents from Brazilian Early Childhood Education. In order to evaluate the methodology developed, a case study was carried out in which game developers should create a GDD (Game Design Document) and a educational game prototype of the electronic RPG genre. From the results of the case study, it was possible to verify that the methodology was useful for the creation of educational games aimed at Deaf children. The difficulties found in CAJEDUS by the developers became the basis to improve the methodology for a more robust, simple and practical version. Therefore, from CAJEDUS, developers can create educational games for Deaf children according to the learning objectives of Bilingual Early Childhood Education, in a process of sensitization and awareness in order to understand the needs and interests of children, and take this knowledge to future projects. Keywords: Educative Games, Game Creation Methodology, Deaf Children, Game Design Document, Bilingual Early Childhood Education
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