Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLesama, Manoel Flores, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorSeibert, Gislaisne de Melo, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherFazion, Flávia, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T20:44:44Z
dc.date.available2022-01-26T20:44:44Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66468
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Manoel Flores Lesamapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Flávia Fazionpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 18/12/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 63-66pt_BR
dc.description.abstractResumo: Na educação os termos natureza/cultura na dimensão da vida, tem sido objeto de constante debate com diferentes argumentos ao longo das décadas. Nesse sentido, a presente pesquisa busca alternativas para ir além da terminologia. Propusemos uma sequência didática a três professoras de uma escola municipal de período integral. No que diz respeito à abordagem teórica, fundamentamos a pesquisa na teoria histórico/cultural e no desenvolvimento humano proposto por Vigotski. Utilizamos alguns conceitos da teoria epistemológica da Clínica da Atividade com o propósito de contribuir para a formação e o trabalho coletivo dos professores da Educação Básica. Para tanto, a metodologia utilizada é embasada na pesquisa participante, a qual nos conduziu na organização de ações ecopedagógicas, que visam a interação com a natureza frente a ação das culturas junto ao ensino das ciências ambientais. Com o intuito de refinar esse debate no aspecto do trabalho docente, embasamos no quadro teórico metodológico de (BRONCKART, 2008), no qual referencia o agir humano com ênfase na linguagem. Este pressuposto teórico, serviu de fio condutor para análise e interpretação dos dados. Sendo assim, temos como lócus a Escola Municipal Primavera, situada em Pontal do Paraná no litoral paranaense, com uma proposta de formação dos professores do Ensino Fundamental I. A pesquisa, em sua parte de ações práticas, se deu com a organização de atividades ecopedagógicas por intermédio da Sequência Didática. Para realização do trabalho, foram disponibilizados artefatos para as professoras por meio de proposições educativas, as quais já foram aplicadas a partir dos encontros de formação iniciados com as professoras em junho/2018. Logo, o princípio norteador de elaboração dessas ações ecopedagógicas, está pautado na construção coletiva do conhecimento, junto aos anseios e necessidades de todos os envolvidos nesse processo educativo. Palavras-chave: Formação Docente 1. Sequência Didática 2. Ecopedagogia 3. Trabalho Coletivo Docente 4.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: On Education the terms nature/ culture in the dimension of life, like subject of constant discussion with different topic over the decades. In this case, the current research seeks alternatives besides the terminology. We proposed a didactic sequence to three educators from Municipal school on full time. Regarding the theoretical approach, we base the research on the historical / cultural theory and human development proposed by Vigotski. We use some concepts from the epistemological theory of Clinical Activity in order to contribute to the formation and collective work of teachers of Basic Education. Therefore, the methodology used is based on the participant research, which led us in the organization of ecopedagogical actions that aim at the interaction with nature, in order to debate about the teachers' work, facing the action of cultures and the teaching of environmental sciences. In order to refine this debate in the aspect of teaching work, we base ourselves on the methodological theoretical framework of (BRONCKART, 2008), in which it refers to human action with emphasis on language. This theoretical assumption served as a guiding thread for data analysis and interpretation. Thus, we have as a locus the Primavera Municipal School, located in Pontal do Paraná on the coast of Paraná, with a proposal for the training of elementary school teachers I. The search with in relation of practical action, happened with the organization of ecopedagogics activity through Didatic Sequence. Therefore with the event of this work, made content available to teachers through educational action, which they were applied in study group with teachers on June 2018. So, the guiding principle of elaboration ecopedagogics action, where the objective on the collective building to the knowledge, within wish and needs from teachers involved in this educative process. Keywords: Teaching Formation 1. Didatic Sequence 2. Ecopedagogic 3.Teaching Collective Work .pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (148 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEcologia - Educaçãopt_BR
dc.titleConstruir a experiência como recurso para ação : uma proposta didática na natureza com professores da educação básicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples