• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Construir a experiência como recurso para ação : uma proposta didática na natureza com professores da educação básica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - GISLAINE DE MELO SEIBERT.pdf (8.665Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Seibert, Gislaisne de Melo, 1980-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Na educação os termos natureza/cultura na dimensão da vida, tem sido objeto de constante debate com diferentes argumentos ao longo das décadas. Nesse sentido, a presente pesquisa busca alternativas para ir além da terminologia. Propusemos uma sequência didática a três professoras de uma escola municipal de período integral. No que diz respeito à abordagem teórica, fundamentamos a pesquisa na teoria histórico/cultural e no desenvolvimento humano proposto por Vigotski. Utilizamos alguns conceitos da teoria epistemológica da Clínica da Atividade com o propósito de contribuir para a formação e o trabalho coletivo dos professores da Educação Básica. Para tanto, a metodologia utilizada é embasada na pesquisa participante, a qual nos conduziu na organização de ações ecopedagógicas, que visam a interação com a natureza frente a ação das culturas junto ao ensino das ciências ambientais. Com o intuito de refinar esse debate no aspecto do trabalho docente, embasamos no quadro teórico metodológico de (BRONCKART, 2008), no qual referencia o agir humano com ênfase na linguagem. Este pressuposto teórico, serviu de fio condutor para análise e interpretação dos dados. Sendo assim, temos como lócus a Escola Municipal Primavera, situada em Pontal do Paraná no litoral paranaense, com uma proposta de formação dos professores do Ensino Fundamental I. A pesquisa, em sua parte de ações práticas, se deu com a organização de atividades ecopedagógicas por intermédio da Sequência Didática. Para realização do trabalho, foram disponibilizados artefatos para as professoras por meio de proposições educativas, as quais já foram aplicadas a partir dos encontros de formação iniciados com as professoras em junho/2018. Logo, o princípio norteador de elaboração dessas ações ecopedagógicas, está pautado na construção coletiva do conhecimento, junto aos anseios e necessidades de todos os envolvidos nesse processo educativo. Palavras-chave: Formação Docente 1. Sequência Didática 2. Ecopedagogia 3. Trabalho Coletivo Docente 4.
     
    Abstract: On Education the terms nature/ culture in the dimension of life, like subject of constant discussion with different topic over the decades. In this case, the current research seeks alternatives besides the terminology. We proposed a didactic sequence to three educators from Municipal school on full time. Regarding the theoretical approach, we base the research on the historical / cultural theory and human development proposed by Vigotski. We use some concepts from the epistemological theory of Clinical Activity in order to contribute to the formation and collective work of teachers of Basic Education. Therefore, the methodology used is based on the participant research, which led us in the organization of ecopedagogical actions that aim at the interaction with nature, in order to debate about the teachers' work, facing the action of cultures and the teaching of environmental sciences. In order to refine this debate in the aspect of teaching work, we base ourselves on the methodological theoretical framework of (BRONCKART, 2008), in which it refers to human action with emphasis on language. This theoretical assumption served as a guiding thread for data analysis and interpretation. Thus, we have as a locus the Primavera Municipal School, located in Pontal do Paraná on the coast of Paraná, with a proposal for the training of elementary school teachers I. The search with in relation of practical action, happened with the organization of ecopedagogics activity through Didatic Sequence. Therefore with the event of this work, made content available to teachers through educational action, which they were applied in study group with teachers on June 2018. So, the guiding principle of elaboration ecopedagogics action, where the objective on the collective building to the knowledge, within wish and needs from teachers involved in this educative process. Keywords: Teaching Formation 1. Didatic Sequence 2. Ecopedagogic 3.Teaching Collective Work .
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/66468
    Collections
    • Dissertações [126]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV