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    Competividade dos produtos madeireiros de maior valor agregado do Brasil no mercado importador dos Estados Unidos

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    R - D - FERNANDA COSTA.pdf (2.163Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Costa, Fernanda, 1992-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O objetivo desse estudo é analisar a competitividade nas importações norteamericanas dos principais Produtos de Maior Valor Agregado brasileiros no período de 2000 a 2016. Os dados foram obtidos de forma secundária, na base de dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (FAS/USDA, 2016). As análises foram desenvolvidas em dois subperíodos, para analisar a competitividade dos produtos brasileiros e dos seus concorrentes no mercado americano foi utilizada a matriz de competitividade, e para identificar os fatores que afetam a competitividade do Brasil no mercado importador norte-americano utilizou-se de modelo econométrico explicativo ajustado através do método de Mínimos Quadrados Generalizados. Os produtos analisados foram: portas, janelas, pisos e molduras. O produto brasileiro que se mostrou mais competitivo nos dois subperíodos analisados foi a moldura de madeira, já o menos competitivo foi a janela de madeira. No primeiro período a maioria dos produtos estava no quadrante mais favorável, "setores ótimos", exceto a janela de madeira do Brasil, que ficou em "oportunidades perdidas". No segundo período somente janelas de madeira migrou para "setores em retrocesso", os outros produtos continuaram no quadrante de "setores ótimos". As variáveis significativas para explicar a competitividade brasileira foram: preço do produto brasileiro, preço do produto dos concorrentes e renda americana. Foi constatada uma relação de substituição entre o produto brasileiro e o dos concorrentes. Palavras chave: COMÉRCIO INTERNACIONAL; MARKET SHARE; SETOR FLORESTAL.
     
    Abstract: The objective of this study is to analyze the competitiveness of North American imports of the main Brazilian High Value Added Products from 2000 to 2016. The data were obtained in a secondary way in the database of the United States Department of Agriculture (FAS / USDA, 2016). The analyzes were developed in two subperiods, to analyze the competitiveness of Brazilian products and their competitors in the US market was used the competitiveness matrix, and to identify the factors that affect the competitiveness of Brazil in the US import market was used explanatory econometric model adjusted using the Generalized Least Squares method. The products analyzed were: doors, windows, floors and frames. The Brazilian product that was most competitive in the two subperiods analyzed was the wood frame, the least competitive was the wooden window. In the first period, most of the products were in the most favorable quadrant, "excellent sectors", except for the wooden window of Brazil, which remained in "lost opportunities". In the second period only wooden windows migrated to "backward sectors", the other products remained in the "optimal sectors" quadrant. The significant variables to explain Brazilian competitiveness were: Brazilian product price, competitors' product price and US income. A substitution relationship was found between the Brazilian product and that of the competitors.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/66465
    Collections
    • Dissertações [484]

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